terça-feira, 12 de junho de 2007

Copiando texto e retirando sua formatação - uma solução inteligente

Você que efetua pesquisas na Internet e vez ou outra precisa copiar um trecho de texto mas adoraria não carregar todo o "lixo" associado a formatação do site hospedeiro, que ferramenta usaria para esta tarefa?
Será que me fiz entender? Como salvar somente texto ignorando cor, fotos, negrito, itálico, caixas de diálogo, etc.. Como fazer isto tanto na Internet quanto com qualquer texto de qualquer software, desde de que não haja proteção de conteúdo (ou que na verdade não esteja nos sendo exibido um texto mas uma imagem de um texto - o que é outra coisa completamente diferente)?
Eu uso e recomendo um utilitário sensacional, o Pure Text (Texto Puro), freeware e disponível para download no site do próprio Steve Miller, seu criador.

http://www.stevemiller.net/puretext/

PureText adiciona uma nova hot-key ao Windows (o default é WINDOWS+V) que permite a você colar texto em qualquer aplicação sem formatação.
Após rodar PureText.exe (não precisa ser instalado), você irá ver um ícone "PT" na bandeja do Sistema (canto inferior direito da sua tela), próximo ao relógio na sua task bar. Marque o texto que deseja copiar e faça uma cópia para o clipboard do Windows. Em seguida click no ícone "PT" para remover a formatação daquele texto que você copiou para o clipboard do Windows (você verá um rápido flash azulado ao fazê-lo). Agora é só colar o seu texto, já limpo de qualquer formatação, no aplicativo de destino (o Word - por exemplo).
O Pure Text pode ser configurado clicando-se com o botão direito do seu mouse sobre o ícone "PT" e trabalha em qualquer versão de Windows (95/98/Me/NT/2000/XP/2003/Vista). Quer mais: seu tamanho é de míseros 13 Kb. Grande Steve!!!

Não me canso de admirar soluções inteligentes, e, sem dúvida alguma, o Pure Text é uma delas.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br