sábado, 9 de junho de 2007

Listando o conteúdo de pastas

Digamos que em uma determinada pasta você tenha acumulado durante anos arquivos de musica, e-books, fotos, software ou qualquer outro tipo de dado que se possa imaginar. Agora me responda como você resolveria o problema de ter que me mandar uma lista de todo o conteúdo desta mesma pasta (ou diretório)? Você imprimiria n páginas usando o comando PrintScreen? E como me enviaria esta impressão por e-mail? Listaria manualmente?

Em resumo: você tem um problemão em suas mãos.

Você precisa de um programa chamado TREEPRINT desenvolvido pela equipe da Revista PC Magazine já a alguns anos atrás (na verdade em 1999). Com ele você indica um diretório (ou pasta) e ele lista todo o seu conteúdo. Você pode configurar a quantos níveis de sub-diretório quer descer e como exibir a quebra de linha. Pode imprimir ou salvar para arquivo (e daí enviar para alguém - por exemplo).
O utilitário foi desenvolvido para rodar em Windows 95, Windows 98 e Windows NT 4, e eu já o usei por anos no Windows Me e agora no Windows XP com o mais absoluto sucesso. Nenhum problema - só felicidade.

O link para download é:

http://www.pcmag.com/article2/0,1895,1656380,00.asp

Clicar em treeprt.zip (TREEPRINT: Download it Here - Download Now: treeprt.zip )
Proceda a descompactação do arquivo (unzip).
A instalação é automática e o utilitário se integra ao menu de contexto do Windows Explorer (acionado pela tecla direita do seu mouse). Nada mais fácil de se usar.
O único senão é o fato de que se em 1999 todos os utilitários da PC Magazine eram distribuídos gratuitamente, hoje eles são cobrados. Não é caro, mas para muitos isto já é um problema (para quem não tenha um cartão de crédito internacional - por exemplo). Para estes eu "descolei" um link gratuito no RapidShare. Não percam tempo pois estes links costumam não permanecer muito tempo ativos.

http://rapidshare.com/files/36260878/treeprt.zip.html

Até o nosso próximo encontro (qualquer dia - qualquer hora).

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br