terça-feira, 2 de outubro de 2007

DjVu - Como posso ler arquivos com esta extensão?

DjVu (do francês Déjà Vu) é um formato de compactação de dados extraordinário para arquivar texto e imagem simultâneamente, e, distribuí-los pela Web. É também, como resultado, um formato de arquivo e uma plataforma de desenvolvimento de software.
Para saber mais sobre o DjVu visite a página do Professor Imre Simon da USP - SP em:

http://www.ime.usp.br/~is/atc/djvu.html

Na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/DjVu você também encontrará muita informação a respeito do assunto.

Tendo passado os dois links acima eu me tornaria repetitivo descrevendo cada possibilidade, mas vale registrar o essencial:
- você precisa de um leitor/visualizador (programa que exibirá o conteúdo do arquivo). Este leitor tanto pode ser baixado da Lizardtech, que desenvolve comercialmente o formato, quanto pode ser encontrado no projeto DjVuLibre, de software aberto e conduzido pelos próprios inventores da tecnologia. Pessoalmente eu recomendo o DjVuLibre. Faça o download em:

http://djvu.sourceforge.net/

O leitor/visualizador é gratuito e pode ser instalado como um plugin nos browsers (navegadores) Internet mais utilizados;

- já para converter formatos entre si, de/para DjVu, só encontrei soluções comerciais, isto é, pagas, exceção feita para o Any2DjVu, software online que se propõe a converter qualquer coisa para DjVu. Não sei se ele realmente cumpre o prometido, mas é muito citado por todos que tratam do assunto na Web e parece muito bem "resolvido". Experimente em:

http://djvu.org/any2djvu/



Você pode fazer o upload de suas imagens/arquivos ou indicar a url da localização destes arquivos/imagens. Os arquivos originais poderão estar em diversos formatos, incluindo postscript, PDF, TIFF, JPEG, PNM, entre outros que poderão ser convertidos para DjVu.

Indique se você fará o upload ou de onde se poderá retirar os arquivos (url), indique o tipo de documento e clique em SUBMIT.

Aponte para o local onde o(s) arquivo(s) pode(m) ser encontrado(s), escolha a qualidade a atingir, a orientação das páginas e marque o box onde assume a responsabilidade pela posse dos arquivos que está processando. Clique SUBMIT de novo.

A demora será proporcional ao tamanho e complexidade do documento, e, a outras coisinhas mais, tipo a sua conexão com a Web, acumulo de acessos ao Any2DjVu, etc..
No final do processo um link lhe será indicado para que você possa fazer o download do arquivo já convertido.

Há como converter de DjVu para PDF, por exemplo? Sim, há. Porem só encontrei programas comerciais, ou seja, pagos (e pior - caros).
Mas não desanime, faça a sua própria pesquisa no Google em busca da ferramenta perfeita pelo preço certo, que é claro, é GRÁTIS.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br