quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Biblioteca online com mais de 1,5 milhão de livros



A Biblioteca Digital Universal

Esta dica eu devo ao Edson Campos Porto, colega do Viciados em Livros (ver link em Essencial aí do lado):

"O projeto Million Book acaba de completar a digitalização de 1,5 milhão de títulos, grande parte deles disponíveis gratuitamente online ( http://tera-3.ul.cs.cmu.edu/ ).
A iniciativa foi realizada pela Universidade Carnegie Mellon (USA), pela Universidade Zhejiang (China), pelo Instituto Indiano de Ciência (Índia) e também pela Biblioteca de Alexandria (Egito).
Iniciado em 2002, o projeto tem uma grande variedade de títulos e mais de 50% deste acervo pode ser acessado livremente. Por uma questão de direitos autorais, nem todos os livros estão 100% disponíveis - muitos já foram digitalizados, mas ainda aguardam negociações para serem oferecidos gratuitamente. Enquanto isso não acontece, os internautas podem encontrar apenas o resumo dessas obras protegidas.
Apesar de o Google, a Microsoft e o Internet Archive também estarem envolvidos em projetos de digitalização de livros, o projeto Million Book representa a maior iniciativa acadêmica para disponibilizar livros gratuitamente.

Conteúdo

Na coleção de 1,5 milhão de livros há obras escritas em 20 línguas diferentes – no recurso de busca avançada, ainda não consta o português. Depois de digitalizados, os textos passaram por métodos de reconhecimento de caracteres, para viabilizar as buscas no site.
O projeto recebeu US$ 3,5 milhões em investimentos da Fundação Nacional da Ciência, dos EUA, e o apoio de empresas de hardware e software. Esse dinheiro foi usado para a aquisição de equipamentos de digitalização e para o desenvolvimento de métodos para a catalogação da biblioteca online. Além disso, os EUA, China e a Índia contribuíram, cada um, com US$ 10 milhões para o projeto.
Grande parte da digitalização foi realizada na China e na Índia – 1,1 milhão de livros e 360 mil, respectivamente. Atualmente, 7 mil livros são escaneados diariamente para o projeto, por cerca de mil pessoas espalhadas pelo mundo.
Os responsáveis pelo projeto querem expandi-lo para todos os países e, eventualmente, para todas as línguas".

Para ver as páginas dos livros da ULIB, faça o download dos plugins gratuítos para arquivos TIFF ou DjVu (To see the book pages of ULIB, please download free TIFF Plugin or DjVu Plugin). Veja meu post em 02/10/2007 "DjVu - Como posso ler arquivos com esta extensão?".

É um espanto para mim que nós, brasileiros, estejamos fora desta. Esta falta de ação de nossos governantes é humilhante. O desprezo pela educação é uma de suas marcas registradas (a outra é a desfaçatez com que se apossa do alheio).

Edson, obrigado pela indicação. Valeu mesmo!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br