segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Compactação de mensagens no OutLook Express - Um desastre!

Um belo dia, após fechar o OutLook Express, você é surpreendido com a mensagem abaixo ou com a sua correspondente em português (para quem usa o Windows XP em português):

"Para liberar espaço em disco, o OutLook Express pode compactar suas mensagens. Isto tomará uns poucos minutos". OK ou Cancele.

Meu conselho: cancele correndo!


A oferta a principio faz todo o sentido. Há inclusive quem jure que concordou com a oferta e não perdeu um único e-mail. Mas milhares juram que após concordar com a maldita oferta perderam boa parte de, e as vezes todos, os seus e-mails.
Tá bom, eu confesso: eu também fui vítima desta praga. Perdi todos os meus e-mails enviados. Anos de e-mails classificados. Mil vezes Maldita Microsoft!!

Hoje eu sei que poderia haver recuperado aqueles e-mails, mas na época eu não tinha o tempo para pesquisar uma solução, que talvez nem existisse, e que descobri mais tarde não ser das mais fáceis. Segui adiante e com isto perdi a chance de recuperar meus e-mails. Milhões de vezes Maldita Microsoft!!!

Como então lidar com a nefasta oferta? (nefasta é ótimo!). Lá vai a receita: será necessário editar o registro do Windows XP, o que não é tarefa para os fracos dos nervos nem para os não inicializados nas artes da bruxaria. Não estou brincando. Se você não sabe do que estou falando é bom nem tentar. Peça ao técnico em Informática que lhe dá suporte para executar o serviço (afinal ele também precisa ganhar a vida).

O passo-a-passo é:

- Iniciar / Executar / regedit (digite regedit e enter)

- Navegue até HKEY_CURRENT_USER / Identities / ID do Usuário a desabilitar a compressão / Software / Microsoft / OutLook Express / 5.0

- a direita procure pela linha "Compact Check Count" e efetue um clique duplo sobre ela (você estaria no ponto mostrado abaixo)


- com o duplo clique uma janela de configuração se abrirá - troque qualquer valor que conste do box "Value Data" por 0 (zero). Feche a janela de configuração e em seguida feche o regedit. Pronto. Você se livrou da armadilha.



Não pense você que nunca mais verá esta maldita mensagem. Não, a Microsoft não brinca em serviço. Como na verdade nós só zeramos um contador, mais cedo ou mais tarde fatalmente seremos convidados a perder nossos e-mails novamente. Repita o processo e maldiga novamente a Microsoft. Quem sabe algum dia o Bill Gates não gaste um pouco dos U$ que pingamos em seu bolso para corrigir esta insanidade?
A esperança é a última que morre!!

Quer ficar realmente seguro? Se você precisa de determinado e-mail, salve-o no formato .eml em uma pasta de documentos fora do OutLook Express. Sempre que possível em um segundo HD e/ou segunda partição do HD único, se for o caso.

Eu gostaria de registrar o crédito de boa parte das dicas aqui apresentadas: se você se vira bem com o inglês não deixe de conhecer o http://www.kellys-korner-xp.com/ .
Clique em Tweaks e perca-se.

9 comentários:

Eliane disse...

Adorei a dica! Segui suas instruções e funcionou perfeitamente. Além disso, pretendo não encher de mensagens o OE. Estamos em 12/11/2009 e continua sendo uma dica muito boa. Valeu!
Abraços,
Eliane

Alex disse...

He escuchado sobre un programa. El ha sido en un sitio con los softwares - recuperar correos outlook express. El programa ha terminado mis problemas muy con facilidad y de balde. Todavia sobre este programa mis amigos han estado contento de este utilidad. Ellos han dicho que con ayuda del instrumento ha economizado el tiempo. El utilidad ha demostrado sus posibilidades en guardar los datos de salidas como un solo archivo .pst o como un grupo de archivos .eml, .vcf y .txt.

Thaisa disse...

Com esse comando realmente cancelei a mensagem mas e a compactação??? Como fazer para cancelar? Toda mensagem nova é agrupada por subject independentemente de datas. As vezes se ela tem o mesmo subject ela se compacta com uma que chegou meses atrás. Como fazer para cancelar esse maldito comando???

Thaisa disse...

Com esse comando realmente cancelei a mensagem mas e a compactação??? Como fazer para cancelar? Toda mensagem nova é agrupada por subject independentemente de datas. As vezes se ela tem o mesmo subject ela se compacta com uma que chegou meses atrás. Como fazer para cancelar esse maldito comando???

Ricardo Carvalho disse...

Thaisa.
Se você não clicar OK a compactação não se realiza (e a mensagem pode ser eliminada pela dica publicada).
Mas parece que no seu caso a compactação se realiza "a revelia" de seu comando (entendo que você não a comanda mas ela ocorre). Confesso que não tenho solução para o que entendí de sua descrição pois nunca presenciei tal ocorrência. Se você puder me fornecer mais dados quem sabe eu não consiga ao menos lhe indicar um caminho? Escreva para o meu e-mail (ver no meu Perfil aqui no blog). Felicidades!

Antonio disse...

Desculpe-me mas você realmente sabe do que está falando quando diz sobre o assunto da compactação de mensagens do OExpress? Lhe pergunto isso pois a compactação "mata" mensagens quando o arquivo dbx do OExpress está corrompido ou atingiu seu tamanho limite que é de 2GB. O ideal, já que quem usa OExpress é que ou quer economizar dinheiro com licenças ou não conhece software melhor apesar de existir inúmeros no mercado e de forma gratuita, organize suas mensagens em sub-pastas de preferência por intervalos de tempo. Seria uma excelente dica e que demonstraria maior conhecimento sobre a ferramenta a qual você escreveu um artigo.

Ricardo Carvalho disse...

Antonio.

Voce pergunta se tenho certeza quanto ao que falo quando me refiro a compactação no OE. A resposta é a de que tenho, afinal de contas eu sofri na pele a perda relatada. É bastante provável que eu tivesse na época mais de 2 Gb em mensagens, mas veja, classificadas em dezenas de sub-diretórios, o que, segundo você, deveria me preservar. Veja que eu deixo claro no post que mais tarde descobri que poderia haver revertido esta perda (ou nem haver incorrido nela), mas o ponto que me motivou a escrever sobre o assunto foi a "armadilha" embutida na oferta aparentemente "indolor" pela compactação das mensagens, e quanto a isto eu repito: não o faça.
Como acredito que quanto mais informação sobre determinado assunto melhor será, registro a sua posição mas não desejo polemizar. Só acrescento que quem usa o OE o faz porque ele é tudo o de que realmente precisa, sem firulas nem "balangandans" desnecessários. E quanto aos "impropérios" contra a Microsoft eu posso te garantir que se trata só de "folclore", pois afinal de contas, eu e mais algo em torno de 85% do mercado de informática usamos mesmo é o "maldito" Windows (o resto ainda vai permanecer por muito tempo como o resto). Um abraço.

Antonio disse...

Grande Ricardo...
Eu mesmo sou usuário do maldito windows e além disso consultor das ferramentas a qual Tio Bill inventa/copia. Só quis levantar minha opinião pois em seu artigo, muito bem escrito diga-se de passagem, poderia marcar alguma solução melhor do que a desativação da compactação automática como, por exemplo, a divisão das mensagens e melhor organização das mesmas. Óbvio que em meus clientes eu desativo a compactação para fins de não me aborrecer no futuro. Quanto aos alternativos gratuitos não me referi aos opensources da vida mas sim aos, por exemplo, live mails e windows mails da vida, substitutos do OExpress.
Não tive intenção de polêmica. Se assim o fiz peço-lhe perdão por ter me expressado mal. Afinal textos não demonstram faces e quando mal formulados criam polêmicas.
Um grande abraço...
Antonio Felipe.

Alex disse...

Ademas fui compuesto situation con mis outlook express mensajes corrompidos y pude resolver este problema por medio de un instrumento que tiene mucho buenos posibilidades para solvindo diversos complejidades - como recuperar mensajes de outlook express.

 
BlogBlogs.Com.Br