segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Compactação de mensagens no OutLook Express - Um desastre!

Um belo dia, após fechar o OutLook Express, você é surpreendido com a mensagem abaixo ou com a sua correspondente em português (para quem usa o Windows XP em português):

"Para liberar espaço em disco, o OutLook Express pode compactar suas mensagens. Isto tomará uns poucos minutos". OK ou Cancele.

Meu conselho: cancele correndo!


A oferta a principio faz todo o sentido. Há inclusive quem jure que concordou com a oferta e não perdeu um único e-mail. Mas milhares juram que após concordar com a maldita oferta perderam boa parte de, e as vezes todos, os seus e-mails.
Tá bom, eu confesso: eu também fui vítima desta praga. Perdi todos os meus e-mails enviados. Anos de e-mails classificados. Mil vezes Maldita Microsoft!!

Hoje eu sei que poderia haver recuperado aqueles e-mails, mas na época eu não tinha o tempo para pesquisar uma solução, que talvez nem existisse, e que descobri mais tarde não ser das mais fáceis. Segui adiante e com isto perdi a chance de recuperar meus e-mails. Milhões de vezes Maldita Microsoft!!!

Como então lidar com a nefasta oferta? (nefasta é ótimo!). Lá vai a receita: será necessário editar o registro do Windows XP, o que não é tarefa para os fracos dos nervos nem para os não inicializados nas artes da bruxaria. Não estou brincando. Se você não sabe do que estou falando é bom nem tentar. Peça ao técnico em Informática que lhe dá suporte para executar o serviço (afinal ele também precisa ganhar a vida).

O passo-a-passo é:

- Iniciar / Executar / regedit (digite regedit e enter)

- Navegue até HKEY_CURRENT_USER / Identities / ID do Usuário a desabilitar a compressão / Software / Microsoft / OutLook Express / 5.0

- a direita procure pela linha "Compact Check Count" e efetue um clique duplo sobre ela (você estaria no ponto mostrado abaixo)


- com o duplo clique uma janela de configuração se abrirá - troque qualquer valor que conste do box "Value Data" por 0 (zero). Feche a janela de configuração e em seguida feche o regedit. Pronto. Você se livrou da armadilha.



Não pense você que nunca mais verá esta maldita mensagem. Não, a Microsoft não brinca em serviço. Como na verdade nós só zeramos um contador, mais cedo ou mais tarde fatalmente seremos convidados a perder nossos e-mails novamente. Repita o processo e maldiga novamente a Microsoft. Quem sabe algum dia o Bill Gates não gaste um pouco dos U$ que pingamos em seu bolso para corrigir esta insanidade?
A esperança é a última que morre!!

Quer ficar realmente seguro? Se você precisa de determinado e-mail, salve-o no formato .eml em uma pasta de documentos fora do OutLook Express. Sempre que possível em um segundo HD e/ou segunda partição do HD único, se for o caso.

Eu gostaria de registrar o crédito de boa parte das dicas aqui apresentadas: se você se vira bem com o inglês não deixe de conhecer o http://www.kellys-korner-xp.com/ .
Clique em Tweaks e perca-se.

8 comentários:

Unknown disse...

Adorei a dica! Segui suas instruções e funcionou perfeitamente. Além disso, pretendo não encher de mensagens o OE. Estamos em 12/11/2009 e continua sendo uma dica muito boa. Valeu!
Abraços,
Eliane

Unknown disse...

Com esse comando realmente cancelei a mensagem mas e a compactação??? Como fazer para cancelar? Toda mensagem nova é agrupada por subject independentemente de datas. As vezes se ela tem o mesmo subject ela se compacta com uma que chegou meses atrás. Como fazer para cancelar esse maldito comando???

Unknown disse...

Com esse comando realmente cancelei a mensagem mas e a compactação??? Como fazer para cancelar? Toda mensagem nova é agrupada por subject independentemente de datas. As vezes se ela tem o mesmo subject ela se compacta com uma que chegou meses atrás. Como fazer para cancelar esse maldito comando???

Ricardo Carvalho disse...

Thaisa.
Se você não clicar OK a compactação não se realiza (e a mensagem pode ser eliminada pela dica publicada).
Mas parece que no seu caso a compactação se realiza "a revelia" de seu comando (entendo que você não a comanda mas ela ocorre). Confesso que não tenho solução para o que entendí de sua descrição pois nunca presenciei tal ocorrência. Se você puder me fornecer mais dados quem sabe eu não consiga ao menos lhe indicar um caminho? Escreva para o meu e-mail (ver no meu Perfil aqui no blog). Felicidades!

Unknown disse...

Desculpe-me mas você realmente sabe do que está falando quando diz sobre o assunto da compactação de mensagens do OExpress? Lhe pergunto isso pois a compactação "mata" mensagens quando o arquivo dbx do OExpress está corrompido ou atingiu seu tamanho limite que é de 2GB. O ideal, já que quem usa OExpress é que ou quer economizar dinheiro com licenças ou não conhece software melhor apesar de existir inúmeros no mercado e de forma gratuita, organize suas mensagens em sub-pastas de preferência por intervalos de tempo. Seria uma excelente dica e que demonstraria maior conhecimento sobre a ferramenta a qual você escreveu um artigo.

Ricardo Carvalho disse...

Antonio.

Voce pergunta se tenho certeza quanto ao que falo quando me refiro a compactação no OE. A resposta é a de que tenho, afinal de contas eu sofri na pele a perda relatada. É bastante provável que eu tivesse na época mais de 2 Gb em mensagens, mas veja, classificadas em dezenas de sub-diretórios, o que, segundo você, deveria me preservar. Veja que eu deixo claro no post que mais tarde descobri que poderia haver revertido esta perda (ou nem haver incorrido nela), mas o ponto que me motivou a escrever sobre o assunto foi a "armadilha" embutida na oferta aparentemente "indolor" pela compactação das mensagens, e quanto a isto eu repito: não o faça.
Como acredito que quanto mais informação sobre determinado assunto melhor será, registro a sua posição mas não desejo polemizar. Só acrescento que quem usa o OE o faz porque ele é tudo o de que realmente precisa, sem firulas nem "balangandans" desnecessários. E quanto aos "impropérios" contra a Microsoft eu posso te garantir que se trata só de "folclore", pois afinal de contas, eu e mais algo em torno de 85% do mercado de informática usamos mesmo é o "maldito" Windows (o resto ainda vai permanecer por muito tempo como o resto). Um abraço.

Unknown disse...

Grande Ricardo...
Eu mesmo sou usuário do maldito windows e além disso consultor das ferramentas a qual Tio Bill inventa/copia. Só quis levantar minha opinião pois em seu artigo, muito bem escrito diga-se de passagem, poderia marcar alguma solução melhor do que a desativação da compactação automática como, por exemplo, a divisão das mensagens e melhor organização das mesmas. Óbvio que em meus clientes eu desativo a compactação para fins de não me aborrecer no futuro. Quanto aos alternativos gratuitos não me referi aos opensources da vida mas sim aos, por exemplo, live mails e windows mails da vida, substitutos do OExpress.
Não tive intenção de polêmica. Se assim o fiz peço-lhe perdão por ter me expressado mal. Afinal textos não demonstram faces e quando mal formulados criam polêmicas.
Um grande abraço...
Antonio Felipe.

Alex disse...

Ademas fui compuesto situation con mis outlook express mensajes corrompidos y pude resolver este problema por medio de un instrumento que tiene mucho buenos posibilidades para solvindo diversos complejidades - como recuperar mensajes de outlook express.

 
BlogBlogs.Com.Br