segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Já conhece o Portal da Palavra da Caldas Aulete?

Esta dica é um comercial não remunerado da Caldas Aulete. Portanto não aceito críticas por haver "surripiado" parte do texto da própria Caldas Aulete (o fiz por uma boa causa e muita preguiça).
Em 27/03/2008 em meu post "O Caderno de Informática do Jornal O Globo" informei da iniciativa da Caldas Aulete disponibilizando em seu Portal da Palavra o iDicionário Aulete ( http://www.aulete.com.br/ ), “pai dos dicionários contemporâneos”, e que segundo a Caldas Aulete é o maior dicionário em conteúdo, com 818 mil verbetes, definições e locuções. Estamos falando do primeiro dicionário brasileiro de acesso livre, gratuito e interativo da língua portuguesa.
Entre as novas funções desenvolvidas, destaca-se o acordo ortográfico da língua portuguesa. A íntegra da norma está publicada, assim como um texto e uma tabela explicativa, clara e simples, que desmistifica as dificuldades embutidas na norma.
Para simplificar as consultas durante o período de transição e adaptação às novas regras, a Caldas Aulete optou por manter a busca na antiga ortografia, que remeterá ao verbete, onde se registra a palavra com a modificação ortográfica, como era e como é hoje, e todas as definições já grafadas na nova ortografia.
Também merece destaque o “Aulete Coletivo”, uma versão básica, editável, do dicionário, que funcionará como espaço aberto para discussão em torno de palavras e significados, onde os verbetes poderão ser criados, editados e discutidos pelos usuários, interativamente (é necessário se registrar - processo simples e gratuito).

No site está disponível um prático e funcional “gadget” para os usuários do Windows Vista e um ‘link’ para instalação da pesquisa instantânea do iDicionário Aulete nos navegadores Internet Explorer e do Firefox.
Resumindo: você pode fazer sua pesquisa no próprio site, pode instalar um link para pesquisa direta a partir do seu "Navegador de Internet" e pode fazer sua pesquisa a partir de seu celular, desde que o mesmo possa realizar acesso internet ( http://www.mobi.aulete.com.br/ ).

A Caldas Aulete conta com sua colaboração para testar esta nova versão através de
comentários, críticas e sugestões. Não é ótimo?

P.S.: agora também já é possível fazer o download e instalação em sua máquina do Aulete Digital ( http://www.auletedigital.com.br/ ), gratuito e já totalmente de revisado em conformidade para com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Não é melhor ainda?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br