terça-feira, 23 de junho de 2009

PDL - Projeto Democratização da Leitura (Portal Detonando)

Tem pouca coisa que eu considere melhor que ler um bom livro (deixo a lista destas poucas coisas a critério de cada um) e é por isto que iniciativas como o PDL mexem tanto comigo. É difícil para quem não esteja envolvido no processo de digitalizar - revisar - editar - postar livros eletrônicos, os e-Books ou eBooks, tanto faz como se escreva, imaginar o quanto de esforço e dedicação precisa ser aplicado a cada livro, revista, publicação que acaba disponibilizada no Portal. Não é trabalho para qualquer um. É preciso gostar e acreditar no objetivo de levar conhecimento a quem não o possa usufruir de outra maneira que não a digital (e/ou que a prefira e dela possa fazer melhor uso).

O Projeto Democratização da Leitura, em sua versão Fórum ( http://www.portaldetonando.com.br/ ), Blog ( http://ebooksgratis.com.br/ ) ou Comunidade no Orkut ( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1701059 ), se auto-define como "uma grande biblioteca virtual com livros grátis, quadrinhos, revistas, audiobooks e muita cultura, com um acervo alimentado por centenas de colaboradores em todo o mundo e uma história de 7 anos de existência. Todos os e-books grátis são produzidos e geridos pelos próprios usuários, que fazem do site um grande centro de troca de novidades e discussões relacionadas à área. O acesso é livre e você só precisa fazer um pequeno registro. Não é preciso pagar nada, é só entrar com seu cadastro, pesquisar, conversar e ler à vontade."

Como fazer um download a partir do Fórum? Comece escolhendo o seu "alvo". Será literatura nacional ou internacional? Poesia? Material técnico, quem sabe sobre informática? Ciências? Ou algo menos palpável, como religião e espiritualidade? Vai uma auto-ajuda aí? Áudio-Books (livro para ouvir), quem sabe? Tem também muita revista, HQ e publicações em geral. Quase tudo em português, mas algum material em outras línguas.
Digamos que você escolheu um Áudio-Book do Arnaldo Jabor.

Amor é Prosa, Sexo é Poesia. Clique em CD 1 para iniciar o download da primeira parte e depois vá clicando nas partes subsequentes (CD 2 - CD 3 - CD 4). Boa audição!
Não é necessário se cadastrar para fazer o download dos arquivos nem para percorrer o acervo nem para aprender com os Tutoriais. Você só precisará se identificar se decidir comentar, criticar, participar. Quem sabe, colaborar!

Já o Blog é mais solto e leve. Percorra os posts e comentários. Siga os links. Faça downloads e aproveite. Como eu já disse lá no início, pouca coisa é melhor que uma boa leitura, não é mesmo?

Qualquer um pode fazer uso deste material, e existem muitas maneiras e plataformas de hardware para se usar como base para a leitura e/ou audição de arquivos digitais. Pode-se ler um arquivo digital até na tela de um celular, muito embora eu não recomende isto devido a pequena dimensão das telas disponíveis (é muito desconfortável). Já a audição de um Áudio-Book em um celular é plenamente factível desde que este tenha memória suficiente para armazenar o arquivo.
Deficientes visuais usam softwares de leitura que "lêem" em voz alta (fala computadorizada) um arquivo digitalizado. O Áudio-Book é ainda mais versátil, pois independe do computador.
As possibilidades são muitas, basta ser criativo.
Vou citar mais uma: pesquisar em uma obra digitalizada é infinitamente mais fácil e rápido que na mesma obra em sua versão analógica, concorda?

A todos que fazem e participam do PDL fica aqui declarado o nosso mais profundo respeito e admiração pelo trabalho realizado. Vocês são o máximo!

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelos links e pelos comentários, nos sentimos honrados! ;)logvabia

 
BlogBlogs.Com.Br