domingo, 28 de junho de 2009

5min. - Tutoriais em Vídeo - Life Videopedia

Se você está "podendo" no trato com a língua inglesa então o 5 Min. (Cinco Minutos), http://www.5min.com/ , também conhecido como Life Videopedia (Enciclopédia em Vídeo Life), é para você.
São milhares de Tutorais em vídeo de curta duração (em torno de 5 minutos - que surpresa!) classificados em dezenas de categorias. Trabalhos de qualidade prontos para uso e preparados sob a ótica do "direto ao ponto" (sem enrolação e blah-blah-blah). Você vai encontrar soluções para problemas nas Artes, Negócios, Esportes e/ou Vida Radical, Moda, Forma Física, Jogos, Saúde, Casa, Música, Família, Pessoas, Animais, Espiritual, Esportes, Técnico, Turismo, Veículos, Dicas para o bem-viver, Cultura e Conhecimento, Vídeo-jogos, etc.. É surpreendente.

terça-feira, 23 de junho de 2009

PDL - Projeto Democratização da Leitura (Portal Detonando)

Tem pouca coisa que eu considere melhor que ler um bom livro (deixo a lista destas poucas coisas a critério de cada um) e é por isto que iniciativas como o PDL mexem tanto comigo. É difícil para quem não esteja envolvido no processo de digitalizar - revisar - editar - postar livros eletrônicos, os e-Books ou eBooks, tanto faz como se escreva, imaginar o quanto de esforço e dedicação precisa ser aplicado a cada livro, revista, publicação que acaba disponibilizada no Portal. Não é trabalho para qualquer um. É preciso gostar e acreditar no objetivo de levar conhecimento a quem não o possa usufruir de outra maneira que não a digital (e/ou que a prefira e dela possa fazer melhor uso).

O Projeto Democratização da Leitura, em sua versão Fórum ( http://www.portaldetonando.com.br/ ), Blog ( http://ebooksgratis.com.br/ ) ou Comunidade no Orkut ( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1701059 ), se auto-define como "uma grande biblioteca virtual com livros grátis, quadrinhos, revistas, audiobooks e muita cultura, com um acervo alimentado por centenas de colaboradores em todo o mundo e uma história de 7 anos de existência. Todos os e-books grátis são produzidos e geridos pelos próprios usuários, que fazem do site um grande centro de troca de novidades e discussões relacionadas à área. O acesso é livre e você só precisa fazer um pequeno registro. Não é preciso pagar nada, é só entrar com seu cadastro, pesquisar, conversar e ler à vontade."

Como fazer um download a partir do Fórum? Comece escolhendo o seu "alvo". Será literatura nacional ou internacional? Poesia? Material técnico, quem sabe sobre informática? Ciências? Ou algo menos palpável, como religião e espiritualidade? Vai uma auto-ajuda aí? Áudio-Books (livro para ouvir), quem sabe? Tem também muita revista, HQ e publicações em geral. Quase tudo em português, mas algum material em outras línguas.
Digamos que você escolheu um Áudio-Book do Arnaldo Jabor.

Amor é Prosa, Sexo é Poesia. Clique em CD 1 para iniciar o download da primeira parte e depois vá clicando nas partes subsequentes (CD 2 - CD 3 - CD 4). Boa audição!
Não é necessário se cadastrar para fazer o download dos arquivos nem para percorrer o acervo nem para aprender com os Tutoriais. Você só precisará se identificar se decidir comentar, criticar, participar. Quem sabe, colaborar!

Já o Blog é mais solto e leve. Percorra os posts e comentários. Siga os links. Faça downloads e aproveite. Como eu já disse lá no início, pouca coisa é melhor que uma boa leitura, não é mesmo?

Qualquer um pode fazer uso deste material, e existem muitas maneiras e plataformas de hardware para se usar como base para a leitura e/ou audição de arquivos digitais. Pode-se ler um arquivo digital até na tela de um celular, muito embora eu não recomende isto devido a pequena dimensão das telas disponíveis (é muito desconfortável). Já a audição de um Áudio-Book em um celular é plenamente factível desde que este tenha memória suficiente para armazenar o arquivo.
Deficientes visuais usam softwares de leitura que "lêem" em voz alta (fala computadorizada) um arquivo digitalizado. O Áudio-Book é ainda mais versátil, pois independe do computador.
As possibilidades são muitas, basta ser criativo.
Vou citar mais uma: pesquisar em uma obra digitalizada é infinitamente mais fácil e rápido que na mesma obra em sua versão analógica, concorda?

A todos que fazem e participam do PDL fica aqui declarado o nosso mais profundo respeito e admiração pelo trabalho realizado. Vocês são o máximo!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ActionseComics - HQ, Revistas, eBooks ou e-Books, Filmes - Diversão em qualquer formato

Tem tempo que não falo de uma de minhas grandes paixões, os Quadrinhos e seus personagens. Para me redimir nada melhor que apresentar o Actions & Comics aos poucos incautos que ainda não o conheçam.
Encontrei um ou dois desavisados? Pois bem, lá em http://actionsecomics2.blogspot.com/ vocês serão apresentados ao maravilhoso trabalho de uma turma que faço questão de citar um a um, pois realmente admiro o extraordinário esforço de coordenação para a criação de um acervo invejável. As feras são: o Thiago Cardim (coordenador de tradução), o Alvaro Mazzoni (coordenador de diagramação), o Mazza (será o Mazzoni ou um clone?), TiO OrK, Conde Zé, Mauricio "O" Ultimate, Dartvader, Selhorst, Daniel_Silva, Drako, Haziel, Gibiscuit e alguma "coisa" parecida com LL!çaRpO (me desculpe mas não tenho saco para ficar catando caracteres especiais). Se alguém ficou de fora minhas sinceras desculpas (me avisa que eu retifico o post para incluí-lo(a)). Meus parabéns!

Eu não explorei direito mas ainda há outra porta aberta para o Actions & Comics no antigo endereço http://actionsecomics.blogspot.com/ (acho que está parado desde abril deste ano).

E aproveitando, já que vamos todos nós lá para o Actions & Comics, eu lembro que tá rolando um concurso que premiará os melhores comentários e respectivos comentaristas com encadernações de cobiçadas publicações (não entrego tudo que é para vocês se animarem a procurar por lá - tem muito preguiça por aqui). Boa sorte!

sábado, 20 de junho de 2009

Gosta de fotografia? Então você precisa conhecer o Fottus!

Na página inicial clique na foto que te interessar ou na sua (dela foto) categoria. São muitas as categorias disponíveis tais como países, paisagens, pessoas, veículos, lugares, wallpaper, esportes, coisas, blogs, mulheres, photoshop, promoções, diversas, ufa! (que não é categoria - é só expressão da minha admiração pelo trabalho da turma).
Não conhece ainda? Então corre lá em http://fottus.com (Fottus) e confira a seleção
diária de imagens fantásticas carregadas para o site (e tem comentários hilários - só vendo).

A língua oficial do site é o português, não que isto faça lá uma grande diferença num ambiente totalmente voltado para o visual. Aprecie sem moderação.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

TinkerNut pode ajudar a resolver problemas com tutoriais em vídeo

Está precisando de ajuda para resolver problemas relacionados a sua Vida Digital?
Está buscado dicas para incrementar a sua máquina?
Quer aprender alguma coisa nova hoje?
Então tem um lugar que você precisa conhecer: o TinkerNut ( http://www.tinkernut.com/ ).
Não tem como fugir da língua inglesa aqui. Não precisa nível de Mestre mas tem que "mandar" alguma coisa (você consegue). Para quem vencer esta barreira serão grandes as recompensas.
O TinkerNut é um repositório de Tutorais em vídeo de excelente qualidade que versam sobre todos os aspectos da vida "micreira". Você pode conferir na tela inicial, a direita, rolando para baixo (scrolling down) a lista de vídeos. Você vai encontrar instruções sobre como limpar marcas de dedos de equipamentos eletrônicos, como jogar jogos feitos para console no PC, como "enxugar" uma instalação Windows, e por aí vai...

Se com o que eu já descrevi eu não consegui te interessar então não vale a pena insistir. Fica dado o recado e o dia em que vier a necessitar você já sabe que o TinkerNut é um dos lugares onde poderá buscar informação e socorro. Divirta-se!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Já passou pelo Gegereka hoje? Você não sabe o que está perdendo!

Calma! Não se trata de nenhuma insinuação maldosa e/ou pornográfica. O Gegereka, assim mesmo, com um nome esquisito como este, é uma ferramenta de PROCURA (Search) espetacular.
O Gegereka ( http://www.gegereka.com/ ) é um "buscador" especializado em OBJETOS e não em CONTEXTO (como o Google - Yahoo - AltaVista - e muitos mais). Qual a diferença?

Digite um argumento de busca, como Caetano e o Gegereka retornará como resultado arquivos com o nome Caetano. Se você não for mais específico receberá links de textos, filmes, músicas, programas, etc., tudo com o nome Caetano. Já no Google o foco é o contexto, isto é, o Google retornará endereços de páginas onde o nome Caetano é mencionado (e não necessariamente como nome de arquivo). Acho que você já me entendeu e vislumbrou as possibilidades: o Gegereka é uma linha direta para o paraíso dos downloads gratuitos.
Você pode pesquisar de muitas maneiras: a esquerda da tela estão os 32 últimos itens solicitados, no centro da tela o box de pesquisa (local para digitar o argumento - Caetano foi usado como exemplo), abaixo deste box há uma lista de tópicos e logo abaixo o desdobramento destes tópicos, e, finalmente, todo o abecedário a sua disposição para pesquisa. Podia ser melhor mas para começar já dá jogo.

Lá no fundo da página você vai achar um menu com o item "Questions" (Perguntas). Dê um trato no seu inglês e leia, pois todas as dúvidas que você pode ter quanto ao Gegereka estão respondidas lá.
Só faltou falar sobre o download propriamente dito.
Na sua primeira tentativa de download você será alertado por um cadeado fechado de que você precisa se identificar para o sistema se quiser prosseguir. E como é que isto? Basta você fornecer um nome e um email (o email é para te enviar um código de acesso válido por 30 dias). Fornecer email é sempre algo que procuramos evitar para não nos aborrecermos no futuro, e, apesar do Gegereka jurar que não vai vender o meu email nem me mandar Spam, eu preferi fornecer um nome e um email mais falsos que uma nota de 3 reais, e mesmo assim a coisa funcionou, pois o Gegereka me forneceu o código na tela e ainda foi muito educado me lembrando para anotar o código pois não poderia remetê-lo por email pois o endereço fornecido era falso. Foi o que fiz e tudo funcionou maravilhosamente bem. Viva o Gegereka!

É isto: o nome é um prato cheio para piadas mas o Gegereka é mais uma daquelas ferramentas indispensáveis em nosso cinto de Bat-Utilidades, não é mesmo Robin?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

...e o vencedor do Guitar Idol 2009 é...

...o Jack Thammarat com a música On the Way ( http://www.guitaridol.tv/online_final/entry/way ).
Eu venho chamando a atenção de todos para o Guitar Idol já a um bom tempo. Meu último post a respeito foi para alertar quanto a final da competição, que ocorreu neste último sábado lá em Londres - UK. O lance era para ser assistido ao vivo via webcast ( http://vidadigitalknowhow.blogspot.com/2009/06/chegu-hora-transmissao-da-final-do-rock.html ) e eu confesso que perdi porque começava as 6:00 hs da manhã e não houve quem me tirasse da cama antes das 10:00 hs.

Fica aqui registrada a vitória do Jack com um bela performance que podemos conferir usando o link fornecido lá no inicio do post. Longa vida ao Jack!

domingo, 14 de junho de 2009

Inverno, muito frio, muita chuva, galochas e botas - Assuntos bem analógicos

Este foi um fim de semana agitado aqui no Rio de Janeiro. Um feriado prolongado, Dia dos Namorados, muita chuva e muito frio. Aí sem mais nem porque eu recebo um email da Sarah, divulgadora das botas Whooga Boots ( http://www.whoogaboots.co.uk/ ), com uma oferta muito simpática para todos nós envolvidos com o Vida Digital (vocês leitores também é claro). Se você se interessar por qualquer dos produtos Whooga e resolver comprá-lo saiba que nós aqui, frequentadores do blog, ganhamos um GIFT CARD (Cartão Presente) no valor de US$30 (trinta dólares americanos) ou £19 GBP (dezenove libras inglesas) para gastarmos no website da Whooga, que produz botas fantásticas, belíssimas e confortabilissimas para quem precise enfrentar dias frios e chuvosos como os desse fim de semana (pode acreditar - de chuva os ingleses entendem - principalmente os londrinos).
Como é que você faz para usar o seu GIFT CARD? É simples, entre o código VIDADIGITA no box indicado para descontos no "carrinho de compras" (cart). Não há condições e a Whooga despacha para todos os países.
Não ficou claro para mim se poderíamos utilizar o GIFT CARD em conjunto com outras promoções e/ou descontos do site, mas aí eu deixo para vocês baterem um papo com a Sarah a respeito. É bom ir afiando o inglês pois eu acho que ela não papeia em português. Nada é perfeito nesta vida (quem sabe numa próxima?).

Mas eu falava de chuva, não é mesmo? Muita água, muita poça, sapato molhado, calça molhada, resfriado, chateação. Porque não usar galochas? Mas não "qualquer" galocha, não, afinal de contas somos "mudernos" (assim mesmo com u - que é para ressaltar a nossa mudernidade), temos uma imagem a zelar. Nada daquelas coisas pretas e toscas do passado, nem dos produtos mal acabados e sem personalidade que encontramos normalmente no comércio. Estou me referindo as Galochas Cosse ( http://www.cosse.com.br/ ), fabricadas com borracha natural (aquela mesmo da piada surrada do seringueiro tirando leite do pau - o látex seu bobo) e com cores e estampas maravilhosas. Tem para a molecada também (veja a linha Kids) e em breve as sapatilhas (lindas) vão estar disponíveis. Também é muito fácil comprar na Cosse, ainda mais que podemos "gastar" o nosso bom e velho português. Pena que ainda não tenhamos ganho nenhum desconto, mas depois de um comercial como este, quem sabe?

Outra coisa que me ocorre é que a Whooga e a Cosse, uma inglesa e a outra brasileira, tem linhas de produto complementares e de qualidade. Quem sabe se não veremos uma associação no futuro? Tem tudo a ver.

P. S.: e aqui estou eu mais uma vez para para me penitenciar por "deslizes" cometidos devido a pressa e ao fato de não checar cada afirmativa feita em meu texto. Perdão, eu passo a ideia de que a Whooga Boots seria uma empresa inglesa e isto não é verdade. É só ler o texto quanto a mitos sobre as botas para descobrir que a empresa é australiana (o capital) com a produção "outsourced" (contratada) sabe-se lá onde (mas eu aposto que está na Asia - né mesmo?).
Isto de maneira alguma desmerece o produto, que é excelente (comentário adicionado em 16/06/2009).

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Chegou a hora! Transmissão da final do Guitar Idol 2009 via Webcast


Já votou no seu favorito para o Guitar Idol 2009? Foi com esta pergunta que iniciei meu post de 01/05/2009 sobre o Guitar Idol 2009. É claro que eu não vou repetir a estória toda aqui pois afinal de contas você pode clicar no link aí atrás e rever a informação em questão.
O assunto agora é a transmissão em tempo real via Web da final do Guitar Idol 2009, neste próximo sábado, 13 de junho de 2009, as 10:00 horas da manhã em Londres - UK. Como Londres está a GMT+1 (Greenwich Meridian Time + 1 hora) e nós aqui no litoral do Brasil estamos a GMT-3 (Greenwich Meridian Time - 3 horas) resulta que o show, aqui para nós começa as 6:00 horas da manhã (ainda madrugada para alguns). Vale frisar que para votar é preciso se registrar, processo indolor e rápido que pode ser realizado a partir deste link .
Enquanto o sábado não chega, que tal rever a apresentação do Gustavo Guerra na final de 2008? Assim já vamos aquecendo as "turbinas" (talvez seja melhor deixar esta estória de turbinas prá lá - elas tem "falhado" demais por aí).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reserva Rio das Furnas - Maravilhoso programa ecologico em Santa Catarina

Ecologia não é exatamente o assunto do Vida Digital mas é "o assunto" de qualquer "vida" que se pretenda num futuro muito próximo. Portanto não é de se estranhar que eu me veja tomado de amores por esta reserva ecológica em Santa Catarina, a reserva Rio das Furnas, desde 2002 a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Alfredo Wagner - SC ( ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Wagner ) .
Viver no Brasil nos dias de hoje é um exercício permanente de desesperança. É como viver no Paraíso e vê-lo morrer dia-a-dia, erro após erro, idiota após idiota (nossas lideranças - só idiotas - larápios - omissos - as exceções TALVEZ existam mas eu não vi em quase sessenta anos de vida). Estamos na Semana do Meio Ambiente e o Congresso mais corrupto e canalha que já tivemos aprova na calada da noite uma Medida Provisória sacada de encomenda para premiar desmatadores e saqueadores de terras públicas (o que por aqui significa terras da mãe Joana). Nosso ministro do Meio Ambiente é "empurrado" de "lá para cá" pelos "colegas" ministros e pelo Chefe da Gangue, que "nunca dantes na História deste país" foi tão irrelevante quanto "este que aí está". Irrelevante para salvar o país, mas ativíssimo para "mamar" de tudo que lhe passe pela frente. Sujeito de uma inacreditável cara-de-pau que nunca sabe de nada do que se passa debaixo de seu próprio nariz mas que logo fica esperto quando o assunto é defender um ladrão aliado. Vai passar como tudo passa (e que a terra lhe seja leve).
E para dar um tempo em tanta decepção só mesmo "viajando" (digital ou analógicamente) por este "sítio" maravilhoso, a Reserva Rio das Furnas ( http://www.riodasfurnas.org.br/ ). Para entrar no site clique no símbolo da Reserva, logo abaixo da asa do pássaro. São 7 cachoeiras, diversas piscinas naturais, florestas densas e mistas, 1 sítio arqueológico preservado, mais de 170 espécies de aves e um visual esplendoroso.

Conheça o blog da Reserva ( http://riodasfurnas.blogspot.com/ ), também mantido e editado pela Gabriela Giovanka e pelo Renato Rizzaro. Também? Se você já foi lá no site já ficou informado de que se quiser conhecer a Reserva deverá entrar em contato com um dos dois pelo telefone (48) 9968-0190.
O Renato Rizzaro é um excelente fotografo e designer (você pode confirmar isto visitando http://renatorizzaro.blogspot.com/ ).

Só mesmo a beleza da vida selvagem para me fazer esquecer da "selvageria" da vida "humana".

 
BlogBlogs.Com.Br