segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Conhece o Malhanga lá de Maputo em Moçambique?

A maioria de nós, brasileiros, somos muito provincianos. Raramente nos importamos com o que se passa além do quintal do vizinho (somos fofoqueiros também). Daí a minha surpresa com a qualidade e a quantidade de informação que o Malhanga, este grande portal moçambicano nos coloca a disposição ( http://www.malhanga.com/ ).
Links para Jornais, Revistas, Informação, Dicionário Online e Tradução, Legislação.
Vídeos antológicos, como um curta sobre o Carnaval de 1963 em Lourenço Marques, que para nós brasileiros é uma delícia pois nos transporta para gratas recordações. Não perca.


Mas o melhor mesmo está na coluna a direita da página (veja o recorte aí do lado - a direita também). Tem um mundo de informação sonora e visual para streamming online. Clique para acessar coisas tais como Espaço Musical Moçambicano, vídeos dos Beatles, Melhores Canções do Roberto Carlos, Música Francesa, Música Italiana, Música dos anos 60 e Rádios online.
Se você estava com o som ligado ao entrar na página você já deve ter descoberto que precisa abaixar, aumentar ou até desligar o som (quem sabe você não está acessando do trabalho e não pode dar bandeira?). Lá no fundo da página tem um player para música com os controles necessários inclusive para a troca e seleção da música sendo reproduzida.
Se você não tem instalado o complemento do Internet explorer para uso online do Windows Media Player autorize a sua instalação ao esta lhe ser solicitada pois é indispensável a tudo que rola no site.


Escolhida uma opção (Música Francesa - por exemplo) é hora de selecionar a canção e o vídeo e partir para o abraço.


Curta a sua música favorita com direito a foto do artista, a capa de alguns dos discos e a letra da música. É bom demais!

Fica aqui o link http://www.malhanga.com/_radio/webradios/07/# da Radio Nostalgie (Chansons Françaises) para você usar e abusar.

Aprendi mais uma lição: preciso prestar atenção ao que se passa lá do outro lado do oceano Atlântico, na África. Tenho a impressão que aquela visão romântica do buana fazendo safari já era. O leão "comeu" o buana (no sentido alimentar da questão).
Deus proteja esta nova África!

Um comentário:

zeparafuso disse...

Não há cidade no Mundo como Maputo, nem bairro como o Malhangalene. Não dá para explicar so indo lá ver. Terra com cheiro diferente, que apaixona as pessoas pelo olfato. Moçambique, não é só Maputo é também, Beira, Nampula, Quelimane, Tete, Pemba e a Ilha! Vão conhecer a Ilha de Moçambique.

 
BlogBlogs.Com.Br