quarta-feira, 2 de abril de 2008

Jake Ludington e os CODECS em sua máquina

Jake Ludington é cria da LockerGnome (ver link aí ao lado na coluna Essencial), parte da equipe do Chris Pirillo. Como inevitável era, em um belo momento o Jake havia crescido demais para se manter sob as asas do Chris e demandava o seu próprio espaço. Este espaço é o JakeLudington.com ( http://www.jakeludington.com/ ), onde o Jake coloca seu imenso conhecimento (principalmente sobre áudio e vídeo) a disposição, respondendo as dúvidas de seus leitores e indicando novos caminhos.

Um exemplo do trabalho do Jake está traduzido (é uma pena que o Jake não escreva em português) a seguir (originalmente publicado em 12/12/2007).

O Derek (um leitor do Jake) escreve com duas perguntas sobre Codecs:
1 - haveria algum utilitário ou método para se determinar que Codecs estão carregados no Windows XP e se eles são a última versão ou os mais apropriados para a situação?
2 - haveria um conjunto de Codecs que pudessem cobrir qualquer situação (sejam Open Source ou mesmo comerciais)?
Resposta:
Se tal pacote universal de Codecs para qualquer situação existisse me seria muito simples responder as suas perguntas.
Ao contrário, o que podemos usar para amenizar uma situação frustrante é um conjunto de ferramentas que nos ajudarão a realizar a série de soluções discutidas a seguir.

Que Codecs estão instalados no Windows?
DxDiag, a ferramenta de diagnóstico para DirectX, é um utilitário do próprio Windows, projetado para lhe dizer quais componentes DirectX e drivers estão instalados em seu sistema e prover informação detalhada sobre Filtros DirectShow (Codecs). Não vai lhe dizer se você tem a última versão de um filtro DirectShow, mas apresenta uma lista detalhada de tudo em seu sistema.
Para rodar o DxDiag vá para START (INICIAR), RUN (EXECUTAR) ou Tecla Windows + R, e então digite dxdiag na caixa de diálogo aberta. Clique OK.


Clique no botão "Salvar toda a informação" para salvar o scan feito pelo DxDiag como um arquivo de texto. Abra este arquivo criado para ver que Codecs estão instalados (procure por Filtros DirectShow para achar a lista).


Mantendo os Codecs atualizados
Infelizmente não há ferramenta que lhe diga quais Codecs tem novas versões a disposição. Muitos aplicativos tem mecanismos automáticos de alerta (nem sempre desejáveis - por interromperem o fluxo natural de trabalho para se conectar via internet) mas outros não.
Pessoalmente eu contorno a situação usando o Secunia Personal Software Inspector, que me diz que aplicativos no meu sistema tem upgrade a disposição. O Software Inspector não cobre absolutamente tudo, mas chega perto. Todas as aplicações de Media que eu uso são acompanhadas pelo Secunia PSI, o que significa que eu sou avisado quando há um update a disposição. Eu configurei um alarme no Outlook para rodar o Secunia PSI semanalmente e então realizo o update baseado em seu relatório.

Encontrando o Codec Pack (pacote) definitivo
Não há um Codec Pack que cubra qualquer situação. Eu sei que alguns recomendam o K-lite Codec Pack, mas eu tenho frequentemente encontrado conflitos com Codecs neste pacote. Minha melhor opção tem sido usar os Codecs que acompanham os softwares comerciais, como o Sony Vegas, Pinnacle Studio, Easy Media Creator e até mesmo o Cyberlink PowerDVD Ultra. Manter o QuickTime e o Codec DivX atualizados geralmente cobre a maioria das outras situações que possam aparecer. Nada cobre qualquer situação.
FFDShow (a versão da AfterDawn.com) é o Pack de Codecs que eu uso para as situações escabrosas que possam surgir. O segredo é se certificar de que não se termine com conflitos na máquina.

Mas o assunto "CODECS" já rolou aqui pelo Vida Digital. Faça uma busca no blog usando a palavra CODEC para localizar os textos (veja aí do lado direito o local apropriado para digitar o argumento da pesquisa - CODEC - é claro). Há muito mais a aprender em um post de 27/02/2007 (Começar do Começo), que pretendia nivelar o jargão técnico a ser utilizado por todos aqui no Vida Digital.

E lá vamos nós aprendendo mais alguns truques para o nosso show.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br