sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

FolkMusicSMB - Música Árabe, barroco espanhol, world music e a beleza dos sentimentos expostos pela arte

A beleza do mundo árabe começa em sua gente, prossegue em suas terras e se espraia por sua cultura, sua imensa e sábia cultura.
Como das artes o meu xodó está na música, me apaixonei pelo trabalho de SMB no blog Folk Music SMB ( http://folkmusicsmb.blogspot.com/ ), ponto de encontro certo para os amantes da boa música, não importando o sotaque e/ou ritmo. O belo se destaca naturalmente, sem apelação nem impecilhos. Quando exposto, brilha com a força das almas a que toca. Será esta uma definição de prazer?

Pegue o exemplo desta "Coleccion de Música Antiqua Espanola - Monodia Cortesana Medieval y Música Arabigo-Andaluza (Atrium Musicae), Madrid and Moroccan Orchestra of Tetouan", passeie pelos links que te explicarão o que vem a ser Monodia e que relação tão forte é esta que ainda persiste entre o mundo árabe e a Espanha. Faça o download do arquivo, descompacte e divirta-se!

E se você se interessar por nosso anfitrião (ou anfitriã - não sei), SMB, um habitante de Rabat no Marrocos, 29 anos, estudante, não deixe de visitar o http://unknownsmb.blogspot.com , Gay Vision from Morocco. Nestes dias de guerra entre povos com História tão entrelaçada que se confunde pelo tempo e pelo espaço, é bom ver a coragem deste (ou desta) jovem em abordar tema tão difícil, ainda mais no mundo árabe.
Eu ia esquecendo de mencionar que quase todo texto de SMB está escrito em árabe. Ficou fácil para você? Se não ficou, não precisa desanimar também, pois os links para download estão muito bem identificados e quando apropriado existem informações em inglês, língua que você tira de letra, não é mesmo?

E vou terminar traduzindo um texto de SMB, logo abaixo das velas na página inicial do Gay Vision from Morocco: "Velas para os detidos, prisioneiros da Dignidade e da Liberdade em paises Árabes, na America e em Israel". Paz no Oriente Médio!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br