sábado, 18 de abril de 2009

WikiHow - Tutoriais que você pode editar - Criação coletiva

Funcionando na mesma linha da WikiPedia, a enciclopédia livre (editada por todos - mas com controle de qualidade), o WikiHow ( http://www.wikihow.com/ ) é um projeto ambicioso que pretende coletar e manter "manuais práticos" sobre a realização de tarefas e o atingimento de objetivos específicos. Um bom exemplo está dado na página acima: "Como se livrar de um computador velho com segurança" - segurança para você e principalmente para o meio ambiente, pois aparelhos eletrônicos em geral tem sempre componentes com materiais agressivos a Natureza.
Você domina determinado ramo do saber humano? Tem prática na realização de tarefas básicas? Tem habilidades físicas? Ou é todo cérebro e raciocínio lógico? Ou esotérico? Deixei tudo muito vago pois é assim mesmo que as necessidades do Wiki-How se apresentam: você pode escrever e ensinar sobre o que quiser e puder. Registre-se, escolha um assunto, solicite uma lista de artigos sobre o assunto escolhido e submeta suas criações. Parece simples e é simples: nós é que geralmente complicamos com nossas incertezas. Será que escrevo bem? Será que darei conta do trabalho? Serei lido ou rejeitado? Vai chover ou fazer sol?

O WikiHow é escrito em inglês, mas o Wiki-Como ( http://pt.wikihow.com/P%C3%A1gina-principal ) é produzida no nosso velho e bom português, o que termina com as suas desculpas para não participar. Há versões em alemão, espanhol, francês e holandês, alem do inglês já mencionado. É só escolher.

Ainda não te convenci a escrever? Bom, pelo menos espero haver te mostrado um bom lugar para buscar socorro quando precisar descobrir como realizar determinada tarefa. A propósito, você sabe como terminar uma discussão em 30 segundos?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br