domingo, 2 de setembro de 2007

O Observatório Nacional (Astronomia na veia)

Das poucas coisas neste país de que ainda nos podemos orgulhar, o Observatório Nacional nos presenteia com um site simples, mas direto e útil ( http://www.on.br/ ).
Para não nos estendermos demais, verifique no item de menu "Divulgação Científica" as opções:
- Revista Eletronica Café Orbital;
- Brincando com Ciência;
- O Pequeno Cientista;
- Curso de Ensino a Distância.
O material do curso "Astrofísica Estelar" está disponível para download (módulos 1 e 2). O módulo 3 estará a disposição a partir do dia 5 deste mês. Vai encarar?

Agora vá ao item de menu "Serviços" e faça uma pesquisa na Biblioteca Virtual (veja tela abaixo):
Um plug-in da Citryx pedirá permissão para se instalar (na primeira vez que se acessa). Pode permitir sem susto, pois é ele quem gerenciará os seus acessos a Biblioteca do ON (Observatório Nacional).

Outro dos Serviços prestados pelo ON é o "Internet Time" (Tempo Internet). Trata-se de informar Data e Hora com precisão atomica através de um endereço HTTP. Trocando em miúdos, podemos configurar nosso computador para "buscar" data e hora certas em um dado endereço internet, no caso 200.20.186.75 .
Mas como é que eu faço isto?
Supondo-se que você está usando o Windows XP, comece clicando sobre o relógio (tempo) mostrado na lateral direita inferior da sua tela. A Caixa de Dialogo "Propriedades de Data e Tempo" se abrirá.
Clique na Opção "Tempo Internet" e digite 200.20.186.75 como Servidor (de Tempo) e marque a opção "Sincronizar Automaticamente". Não se esqueça de que você deverá estar conectado a Internet para que esta sincronização possa ocorrer. Para verificar a hora certa imediatamente clique em "Sincronizar Agora".
Para finalizar clique em OK e estamos agora sincronizados com o relógio atomico do Observatório Nacional.

Com tanta coisa boa que o ON nos proporciona, até esqueci de mencionar que seus pesquisadores se amarram em Astronomia e Geofísica. Porque será?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br