sexta-feira, 21 de março de 2008

Antes de instalar o SP1 para Windows Vista

O pacote de correções SP1 para o Windows Vista x32 based machines (máquinas com CPU 32 bits ou 64 bits e rodando Windows Vista x32) está oficialmente a disposição para download em
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=b0c7136d-5ebb-413b-89c9-cb3d06d12674&DisplayLang=en . Um download de 434.5 Mb.

Para Windows Vista x64 você vai encontrá-lo em
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=874a414b-32b2-41cc-bd8b-d71eda5ec07c&DisplayLang=en . Um download de 726.5 Mb.

E é claro que não lhe fará nenhum mal ler o Overview of Windows Vista SP1 em
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=39b802ea-b2cf-4585-8cea-2cc6a6247cb3&DisplayLang=en . Um download de 523 Kb em pdf na língua inglesa somente.

Por enquanto somente 5 línguas estão cobertas: ingles, frances, alemão, japonês e espanhol. Se o seu Windows Vista é versão em portugues, espere mais um pouco pelo SP1 em portugues.
Se você vai atualizar uma única máquina pode ser mais conveniente deixar que o Windows update faça a atualização automática da sua máquina, pois neste caso uma versão menor e mais conveniente para download será utilizada.

A seguir dicas publicadas no Lockergnome (ver link aí do lado na coluna Essencial) a partir de artigo de Goretsky.

Tem havido relatos de problemas com a instalação do Service Pack 1 para Windows Vista, mas nada que não seja comum a qualquer grande update.
Para tentar minimizar os riscos envolvidos vamos listar a seguir 5 dicas importantes para quem for se lançar a esta tarefa:
1 - antes de fazer qualquer grande mudança em seu sistema é sempre uma boa idéia fazer um backup de seus dados. Você pode usar um utilitário de backup que acompanha o Vista e que pode ser acessado clicando-se em Start e digitando-se backup no campo de Search (procura). Você pode tambem usar um dos vários programas de backup compatíveis com Windows Vista, tais como Acronis "True Image", NovaStor’s "Novaback" ou Symantec "Ghost";
2 - faça o download e instale os "device drivers" mais recentes para o hardware da sua máquina. "Device drivers" são pequenos programas que permitem que o hardware da sua máquina "fale" com o Sistema Operacional. As alterações realizadas no Sistema Operacional (Windows Vista) pelo pacote de correções SP1 podem não rodar muito bem em conjunto com os "device drivers" anteriormente instalados. Verifique no site do fabricante e/ou responsável pelo hardware se existem nova versões dos "device drivers" principalmente para:
hard disk drive controller (controladora de HD - especialmente SATA ou SCSI)
fingerprint reader (leitor de impressão digital - muito importante se você usa um)
network interface card (placa de rede)
motherboard chipset (chipset da placa-mãe)
sound card (placa de som)
video card (placa de vídeo).
Se voce tem um computador (desktop ou notebook) de marca (Dell - IBM - HP - por exemplo), verifique se não existem pre-requisitos para a instalação do SP1 em suas máquinas (no modelo possuido por você).
Qualquer software que interaja com o Vista em baixo nível pode vir a precisar de um update tambem. Programas de backup, criação/gravação de CD/DVD, desfragmentação, programas de segurança tais como anti-malware e firewalls. Verifique a compatibilidade com o SP1;
3 - verifique a integridade física do seu HD antes de instalar o SP1. Faça isto com um click duplo sobre o ícone "Meu Computador" que deve estar no seu Desktop. O conteúdo do "Meu Computador" deverá ser exibido. Click sobre o seu HD (hard Disk) com o botão direito de seu mouse para abrir o Menu de contexto e selecione Propriedades (Properties). O comando para checar o HD está localizado na tab Ferramentas (Tools);
4 - aproveite que realizou a checagem do HD e na mesma tab Ferramentas (Tools) acione a desfragmentação do disco. O Service Pack 1 para Windows Vista se instalará num processo demorado e disco-intensivo (usará muito o seu HD), pois atualizará boa parte dos arquivos que compoem o Sistema Operacional. Desfragmentar o HD certamente agilizará o processo pois diminuirá o número de acessos necessários para se corrigir um arquivo;
5 - se você precisar "desligar" e/ou desabilitar seu software de segurança (anti-virus - anti-malware - firewalls) antes de instalar o SP1, não se esqueça de "religá-los" ao terminar a atualização.

E lembre-se, dependendo do quão recente e/ou poderoso o seu computador é, mais tempo será ou não consumido com a instalação do "Service Pack". Seja paciente pois em alguns casos esta atualização poderá levar até "algumas horas" para se completar.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br