quinta-feira, 31 de julho de 2008

Calameo - Publique sua revista, livro, doc, fanzine, ezine, qualquer coisa e grátis

Graças a Internet a assombrosa quantidade de formatos de arquivo disponível deixou de ser um problema para se tornar somente uma variável com a qual temos que lidar. A Internet é o equalizador, pois nos proporciona a informação e o meio (o leitor e/ou conversor) que nos possibilitará utilizar o arquivo recebido, esteja em que formato estiver (se quiser saber um pouco mais sobre formatos leia post de 27/02/2007 - Começar do começo).
E com respeito a documentos? Até recentemente nos bastava fazer o "upload" de um documento para que outros pudessem fazer o "download" deste mesmo documento para as suas máquinas, onde seriam exibidos. As coisas mudaram.
Agora é possível visualizar alguns documentos diretamente do seu navegador Internet, e, serviços como o Calameo lhe possibilitam publicar documentos em diferentes formatos online, gratuitamente e sem limites.
O que Calameo faz é transformar seus documentos em publicações online que podem ser compartilhadas e "embutidas" em páginas da Internet para acesso de seus usuários. Ao invés de simplesmente percorrer o texto "scrolling down" (usando a roda do seu mouse) para ler mais, você pode "passar" as páginas, para a frente e para trás, do mesmo jeito como lê uma publicação impressa. Você pode inserir "marcadores" para acesso rápido e visualizar o conteúdo com ampliação/redução de tamanho, movendo-se pela página ampliada na velocidade do mouse. O resultado final é ótimo e existem muitos exemplos para você comparar e aprender.
Tá lá em http://en.calameo.com/ . E não se espante se encontrar outras línguas que não só o inglês. Afinal de contas o Calameo é um serviço internacional, não estando restrito a fronteiras geográficas.

Publique, compartilhe, discuta e principalmente, comunique, pois (não - eu não vou dizer que quem não se comunica se trumbica - isto você já sabe) quem mais além de você sabe daquele seu livro, revista, HQ, Magazine, ezine, fanzine, mangá, manual, multimedia, jornal, panfleto, apresentação, relatório, brochura (epa!), álbum, catálogo, e de tudo o mais que você produz e guarda na gaveta da escrivaninha?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br