sábado, 22 de novembro de 2008

Dona Marisa, a Inútil - Ou como a instituição "Primeira-Dama" vem perdendo o "brilho"

Conhece o Flávio? O cara é um tremendo cartunista com mais de 30 anos na ativa e que não tem medo de correr risco (afinal de contas é brasileiro - e carioca!).
E há que estar disposto pelo menos a enfrentar uma bela polêmica, pois com sua criação "Dona Marisa, a Inútil" o Flávio descontrói uma verdadeira instituição, qual não seja o papel de "Primeira Dama" do país. De uma ideia do Flávio, que convidou o também cartunista Verde pra escrever as tiras, nasceu Dona Marisa, a Inútil.
Conheça o trabalho do Flávio aqui em http://www.verbeat.org/blogs/flaviodiario/ e visite em especial o post http://www.verbeat.org/blogs/flaviodiario/2008/06/dona-marisa-a-inutil-vira-um-a.html para tomar pé do assunto.
Vou tomar a licença (espero que ele não considere um abuso) de exibir algumas das tiras da Dona Marisa logo aqui em seguida. Eu não resisto (pois é hilário e tão espantosamente verossímil!):





Só mesmo o humor para abordar um tema tão potencialmente "cabeludo" como este, até porque o menor deslize pode resvalar para o pessoal e eu entendo que aqui tratamos de "instituições", "usos e costumes" travestidos de pompa e importância desnecessárias e até anacrônicas nos dias de hoje. Não entendeu? Eu lhe dou mais dois exemplos: Vice-Presidente e Suplente de Vereador e Deputado. Prá que?
Se este fosse um blog político eu ainda iria mais fundo: uma de duas instâncias de governo é completamente desnecessária: ou a Municipal ou a Estadual. Há uma sobreposição absurda de estruturas e áreas de interesse. Mas isto é papo de constituinte. Deixa quieto.

Henrique, demorei a utilizar a sua dica mas aqui está. O Flávio e o Verde são ótimos e o que me demorou a ocorrer foi a abordagem correta para o assunto. Valeu!

Um comentário:

JOÃO ANTÔNIO PEREIRA disse...

Dona Marisa é carioca? Se for, chamá-la de inútil é pleonasmo. E jamais perderá o "brilho".

 
BlogBlogs.Com.Br