quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Memória da Propaganda no Brasil está na Internet

O Miguel, um grande amigo e uma das pessoas mais brilhantes dentre aquelas com quem tenho o prazer de conviver, me lançou numa viagem ao passado com uma mensagem muito bem montada em torno da Publicidade em nosso passado recente, que me tocou fundo pois ando meio desiludido com as nossas "conquistas" e com nosso futuro. Fiquei emocionado e motivado a pesquisar mais sobre o assunto, pesquisa esta que resultou no que se segue:

Conheça o Museu virtual ( http://www.memoriadapropaganda.org.br/ ) - Memória da Propaganda, que nos promete uma viagem pela propaganda no Brasil.

Embarque na viagem do BricAbrac ( http://www.bricabrac.com.br/ ), o Brechó Virtual,

pelos Reclames D'Outrora ( http://www.bricabrac.com.br/fset_reclames.htm?main_reclames.htm~Main ).

E que tal o Retrô TV ( http://retrotv.uol.com.br/ ) com a memória de nossa TV? Eu particularmente fiquei muito interessado pelas seções de Séries e Desenhos Animados (o Pica-Pau era o meu herói na infância).

Difícil não se perguntar "porque não tive esta ideia?" e não se render a bela realização do Clube do Jingle ( http://www.clubedojingle.com/ ). Tem um acervo enorme disponível para download em MP3.

O Propagandas Antigas Multiply ( http://propagandas.multiply.com/ ) também oferece vídeos, música e imagens. Tem muita coisa a se pesquisar por aqui.

Se há um produto que teve sua propaganda profundamente alterada com o tempo este produto é a Cerveja. Da simplicidade inicial às intrincadas associações hodiernas (consegui usar!) há um enorme desfiladeiro a atravessar. Pode-se acompanhar aqui no Cervisiafilia ( http://br.geocities.com/cervisiafilia/cervrotulo.htm ) este esforço de "Colecionismo de Itens Cervejeiros". É admirável a abnegação da rapaziada no esforço diário de colecionar rótulos, latinhas, garrafas, bolachas e porres, naturalmente.

Interessante mesmo é a saga do Jave com as várias encarnações do Propagandas Antigas.
Sempre com excelente material e observações precisas, o Jave foi abrindo e substituindo blogs uns aos outros.
Ao Propagandas Antigas 1 http://www.propagandasantigas1.blogger.com.br/ ) seguiu-se o Propagandas Antigas 2 ( http://www.jave.blogger.com.br/ ). E o Propagandas Antigas 2 e meio ( http://www.propagandasantigas.blogger.com.br/ ) que evidentemente não teve este título, mas se encaixou na linhagem nesta posição intermediária.

O Propagandas Antigas 3 ( http://www.propagandasantigas3.blogger.com.br/ ) seguido pelo Propagandas Antigas ( http://propagandasantigas.blogspot.com/ ) que é a bola da vez. Será que o Jave agora sossega?

E o nosso passeio pela propaganda termina na bela obra que a motivou: o poema "Vou-me embora pro Passado" do Jessier Quirino, que pode ser encontrado aqui, no Releituras ( http://www.releituras.com/jessierq_passado.asp ).

Com sinceridade, depois de ver tanta gente boa se esforçando tanto para contar suas estórias (nossas estórias na verdade) e com isto passar um conhecimento e uma vivência que são indispensáveis para a construção de nosso futuro (através de nossos filhos e netos), acabei reconfortado e um pouco menos cético quanto ao nosso destino de espécie (me refiro a trajetória do Homem sobre a Terra). Em algum momento tanto esforço vai acabar resultando. Só espero que não seja tarde demais.

Um comentário:

Forista disse...

É de pirar o cabeção com essas propagandas e episódios de desenhos animados antigos.

Mais uma vez, um grande achado fera.

Parabéns

 
BlogBlogs.Com.Br