quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bem-vindo a Bagdá (Welcome to Baghdad)! YouAreNotHere.org

Esta é prá quem está de bem com a língua inglesa. Sem ela você até poderá passear pelo mapa de Bagdá (é só clicar e arrastar), mas não vai entender muita coisa da brincadeira.
Comece acessando o You Are Not Here ( http://youarenothere.org/ ), Você Não Está Aqui, e é bom que não esteja mesmo, pois Bagdá não é lá um destino turístico dos mais inocentes no momento. Por isto mesmo a Blip.TV ( http://www.blip.tv/ ) escolheu a cidade para mais um dos episódios da série de intervenções que vem criando e divulgando mundo afora. Afinal o negócio da Blip.TV é justamente este: a criação de conteúdo e a sua divulgação (distribuição - marketing). Os episódios são a sua prova de competência.

Mas a melhor definição para o trabalho executado neste episódio, o "Welcome to Baghdad" eu encontrei no The Solutions Journal ( http://www.thesolutionsjournal.com/node/399?quicktabs_1=1 ), no artigo intitulado "Your street in Baghdad", que eu traduzo "livremente" (não venham me sacanear) abaixo:

"Não vai haver muito interesse na oferta de um passeio pelo centro de bagdá. Mas se você se pergunta como pode ser estar nesta cidade em guerra e como ela poderia se revelar, então os realizadores do "You Are not Here" tem a solução para você.
Com quase qualquer celular que tenha a função Mapas você pode fazer o download de um mapa da capital do Iraque do Google Earth, em conjunto com uma série de guias em áudio que o levarão a um passeio pelas ruas da cidade".
O próximo trecho está muito dirigido para um público norte-americano e não nos diz respeito. Portanto eu prefiro traduzi-lo para: "A intenção do site é sugerir como poderíamos nos colocar na pele de um morador da cidade e vivenciar algo de seu dia-a-dia, de sua vida".
Seguem-se comentários e exemplos de aplicações para a tecnologia da Google Maps que eu vou deixar de fora. Google Maps e Google Earth realmente são demais, mas chega de puxar o saco deles.

Não é algo simples nem de fácil entendimento, mas é lindo e muito revelador. Vale a pena ao menos vasculhar o mapa da cidade. Eu fazia uma ideia bem pior do que o que estou vendo aqui. Ou será que isto tudo é ficção?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br