segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Hurray! He's back!! E eu vou perder tempo nesta noite (adivinha porque?)

Em 29/11/2009 eu dei um "Até breve!" para o Krill e seu This Night Steals Time ( http://thisnightstealstime.blogspot.com/ ). Era um momento de dor e raiva, por estarmos perdendo uma excepcional fonte de prazer e conhecimento. Se você já deu uma espiada na página do Krill sabe do que estou falando. Se ainda não foi apresentado não perca seu tempo e corra para lá, pois será imperdoável permanecer nas trevas. O This Night brilha na escuridão de nossa ignorância, ilumina nosso caminho no aprendizado e aquece nossas almas com o melhor do Rock e do Blues que o homem (e seus deuses) já produziram. Simplesmente não dá para perder.

Mas eu torcia para que tudo não passasse de um pesadelo, do qual eu acordaria assustado mas inteiro. E não é que desde este 25/12/2009 o Krill voltou a botar o bloco na rua, nos oferecendo o melhor presente de Natal a que poderíamos aspirar? É, o This Night está de volta e tão maravilhoso como sempre. Até melhor, pois agora sabemos o quanto nos faz falta.

Obrigado, Krill, e conte conosco para apoiá-lo e seguir usufruindo de seu imenso conhecimento musical. Você é uma das raras e melhores fontes da web. Longa vida ao This Night!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Bolachas.org continua no ar (pelo menos estava ainda a pouco)

Bom mesmo é receber um texto de um leitor tão atencioso quanto o Carlos Albuquerque lá de Curitiba-PR (lembro de um inverno maravilhoso e gelado que passei em sua cidade). O Carlos me perguntou sôbre o Bolachas.org ( http://bolachas.org/ ), um espetacular índice de downloads para Rock Indie, Rap, Hip Hop, Electronic, e vai por aí.

Parece que o Bolachas andou "fora do ar" por algum tempo, mas veja Carlos, ainda a pouco, nesta data (tá logo aí em cima do post), eu acessei o Bolachas, capturei esta tela e fiz um download. Sem problemas nem stress, donde deduzo que a paz voltou a reinar no prato (das Bolachas - é claro).
E já que falei em download aproveito para adiantar que os links estão logo a seguir de palavras tais como download, try, RapidShare, RS, link. É, apesar do nome Bolachas o site fala um muito bom inglês, o que não impede a ninguém de encontrar o que procura e baixar. Desde que link permaneça significando o endereço de um arquivo (ou file) e download resulte em um file (ou arquivo) baixado, a mesa está servida para todos (os com inglês e os sem inglês).
Taí Carlos, obrigado pela dica para o assunto de hoje e nos diga (através dos comentários) se estamos falando do mesmo site (nunca se sabe das surpresas que a Web nos reserva). Happy downloads!

domingo, 13 de dezembro de 2009

RapidShareIndex - Mais uma uma opção de procura para você

O AvaxHome - us ( http://avax.rapidshareindex.com/ ) pega carona em dois nomes muito famosos: o downloads index AvaxHome e o file host RapidShare (clique nos nomes para relembrar os últimos posts a respeito). Nada contra se obtivermos um bom trabalho em troca da "vampiragem", e me parece que o RapidShareIndex entrega o prometido. Podemos pesquisar os links indexados por Categoria e Tags, listagem direta (mais de 3000 páginas) e assunto principal (Áudio - Vídeo - Software - Games - Outros). Existe lista de itens recentemente pesquisados (assuntos em voga), Top 10 arquivos mais procurados e Últimas Adições.
Assim fica difícil não achar alguma coisa que te interesse. Deixa de ser chato e vá a luta!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Fotografia em 360 graus é com o Ayrton - Desafie-o se for capaz!

Confesso que quem me apresentou ao Ayrton foi o Jr. (o Ricardo J. Carvalho Jr.), através de seu blog, o Letra em Movimento (ver Fotos em 360 graus). O cara me impressionou deveras, ao ponto de usar esta expressão tão em desuso, o deveras. Vejam só, como encarar com naturalidade, fingindo que não liga, um trabalho como o desta fantástica vista do Pão de Açucar? Como manter a minha tradicional postura de fastio, daquele que já viu de tudo e que de tudo sabe? Desmontei!

O Ayrton ( http://ayrton.com/ ) é muito mais que um fotografo. Fotografo sou eu, é você. O Ayrton é um artista, um mestre em captura e manipulação de luz (por conseguinte de imagem), um iluminado (é fácil para ele - impossível para mim).

Percorra o site do Ayrton e vasculhe cada pequeno desvão. Você verá trabalhos lindos, surpreendentes, alguns improváveis. Mas estão lá para provar que a ousadia pode conviver com a beleza, que sonhar e realizar podem andar juntos, principalmente se tiverem o Ayrton como companhia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A moderna música francesa no Table de Chevet

Música eletronica, beats, wonky, downtempo, hip-hop, funk, neo-funk (nem sei o que poderia ser!) e as centenas de correntes neo-modernas que rolam por raves de todo o mundo mas aqui com sotaque francês. O Table de Chevet ( http://tabledechevet.blogspot.com/ ) é francês de principio a fim e isto não me atrapalhou em nada. O maior segredo está na localização dos links para download: é só clicar na capa dos álbuns.

Tá vendo as capas? Clique nelas e o diálogo de download se abrirá e daí tudo se torna conhecido (cada hospedeiro tem seu próprio processo e a esta altura do campeonato você já deve ter visto de tudo). Os vídeos são acessados de imediato (é só startar o player).

Nada aqui é comum ou trivial e tem que ser "iniciado" para se localizar, mas nada como viver perigosamente, não acha?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Music OverAll do Purple-TreasureBox

Definido como "A Place for Good Music", o Music OverAll ( http://purple-treasurebox.blogspot.com/ ) não decepciona. Rock, jazz e blues da melhor qualidade em suas melhores versões.
A língua do blog é o inglês mas com a indicação aí em cima, na foto da tela, a única dúvida possível desaparece. Sirva-se!

De quebra ainda aprendi uma frase, que apesar de não saber quem é o autor, me encantou: "A música lava de nossas almas a sujeira do dia-a-dia". Maravilha!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DVDs bootlegs você encontra no DVD Rock Depot

Se você não sabe o que é um "bootleg" é melhor começar fazendo uma pesquisa na Wikipedia. Aprender nunca é demais (e eu não vou te dar o link aqui não que é para você deixar de ser preguiça - vai pesquisar vagabundo!).
O que eu vou te dar aqui é o endereço do DVD Rock Depot ( http://www.dvdrockdepot.com/ ), onde você vai encontrar gravações de shows que você nem sabia que existiam, pois são todas "não comerciais" (ou bootlegs). Lá no fundo da página inicial, num item chamado "Before you Buy" (Antes que você compre), você vai ser informado, em inglês (a língua do site), de que "os DVDs a venda não são lançamentos oficiais e não estão a venda comercialmente em mais lugar algum. Não são cópia de material original (pirataria). São transferências de VHS para DVD de material inédito neste formato ou concertos gravados por fans, transmitidos por TVs de diferentes paises e registros liberados pelas próprias bandas".
É claro que não se deve encontrar qualidade de "ponta", mas onde mais há o registro de um Grand Funk RailRoad in Concert 1972 em Toronto - Canada? Ou um Eagles 1994 em Washington - DC? E por U$ 7,99 por DVD mais o shipping (envio)? Alias é hora de aproveitar uma promoção e comprar 2 e escolher o terceiro grátis. O preço só inclui o DVD, nada mais. Nada de caixa nem de capa ou impressos (se você pedir eles te mandam as imagens por email para que você as imprima). Voce pode pagar com seu cartão de crédito internacional Visa, Mastercard ou com seu PayPal (a forma mais segura de se pagar na Web - nada se compara em facilidade e segurança).

Estamos falando em comprar, pagar, meter a mão no bolso e se coçar, algo a que não somos motivados com muita facilidade. Só mesmo a promessa do inesperado e único para nos fazer cair em tentação (Oh! Senhor - não me livres deste mal - Amen!).

domingo, 29 de novembro de 2009

This Night Steals Time tem seus links reportados...

...e o Krill joga a toalha por falta de tempo e paciência para lidar com "deleters".
Como de costume, hoje, domingo 29/11/2009, um novo Black Sunday, fiz minha ronda habitual pelos principais blogs musicais da Web, e, como não poderia deixar de ser, passei pelo This Night Steals Time ( http://thisnightstealstime.blogspot.com/ ) e tentei baixar um arquivo. Terror, recebo a mensagem mortal: "This file is suspected to contain illegal content and has been blocked. After the file has been blocked for 7 days it will automatically be deleted, if the block is not removed by RapidShare. For this reason, a download of this file is currently not possible." Resumindo, todos os links que tentei haviam sido bloqueados (por denúncia) e permaneceriam assim por 7 dias após o que seriam liberados ou deletados (caso a situação não fosse esclarecida).
Comuniquei ao Krill a minha infeliz descoberta fazendo comentários em cada post denunciado, o que encheu a tela do This Night com meus comentários, já que o Krill não os modera préviamente. Ver tantos comentários meus até levou o Krill a pensar que eu estivesse de alguma forma envolvido com a denúncia e a me cobrar satisfações, o que fiz logo após ler seu comentário. Eu já estava mal, deprimido mesmo, sem forças para fazer mais nada. Só voltei a sentar em frente ao computador muito tarde da noite para digitar este post, relatando minha participação em toda esta tragédia: a de testemunha avançada (devo ter descoberto o ataque antes mesmo do Krill).
Caro amigo Krill, sei do desânimo que deve ter tomado conta de seus pensamentos. Sei o quanto é duro perder um trabalho tão bem feito quanto o seu no This Night, mas tambem sei que nós, os amantes da música, precisamos dividir e compartilhar nosso conhecimento e paixão por nossos ídolos. Se os paradigmas de comercialização estão em evolução isto não se deve a culpa de um ou de alguns. Todo o mercado de arte (todas elas) está em mutação. As novas tecnologias não vão deixar pedra sobre pedra nesta luta imprudente da Indústria contra seus Clientes. Tentar força-los a pagar pelo que não estão mais dispostos a pagar é suicídio. Quem viver verá! E é por isto que irei dormir esta noite certo de que o reencontrarei em breve, em um blog que espero ser um dos primeiros a anunciar ao mundo, daqui do meu pequeno Vida Digital.

Transcrevo a seguir a minha resposta ao Krill (por me cobrar explicações):

Krill.

This morning, when I tried to download some of your links I got the RAPIDSHARE message "This file is suspected to contain illegal content and has been blocked. After the file has been blocked for 7 days it will automatically be deleted, if the block is not removed by RapidShare. For this reason, a download of this file is currently not possible."
Then I posted comments on every link I tried in order to make you know of the problem.
Right now, at night (23:30 hs Rio de Janeiro), the situation stays the same: I cannot download your links.
I presume that all the links I commented showed at your blog 'cause you left the comments feature in automnatic mode (someone comments and automatically shows up). Why don´t you moderate then first?
Anyway what I tried to do was warn you. And if I can help you just let me know.

Best Regards,
Ricardo Carvalho
http://www.vidadigitalknowhow.blogspot.com

Deixo tambem o link para meu primeiro post sobre o This Night e o Krill, em 25/07/2009.

Até breve!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mussiga.net - O seu encontro com o melhor da música internacional

Agradeço ao Peter, assíduo frequentador do blog do Zinhof, mais esta preciosidade que orgulhosamente apresento a todos vocês: o Mussiqa ( http://mussiqa.net/ ). Em linha com o que há de melhor na Web nos dias de hoje como Índice de Downloads, o Mussiqa supera qualquer expectativa. É ouro puro.
Rock, Blues, Jazz, Pop Internacional. Tudo muito bem organizado e apresentado de forma clara e limpa. É só clicar em "Read More" na página inicial (logo abaixo de cada post) e você chega aos links para download.

Aí estão eles, os tais links para download tão desejados. É ir clicando e baixando.
A língua é o inglês mas isto é o menor dos problemas do mundo. Fazer nossos políticos pararem de dizer asnices é que é "Missão Impossível"!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Arapongas Rock Motor (Arapa) - Quem terá sacado esta insanidade?

Não se trata de implicância com o nome. Não, longe de mim. Eu sou até bastante aberto (a mente - entenda-se) às novidades. O problema é que não consigo achar a relação entre Arapongas, Rock e Motor. O Arapa como contração do Arapongas é ainda mais estranho. Mas o que tenho eu com isto? Nada, é claro. ou tudo, pois após o espanto inicial com o nome, tudo o mais que eu vi no Arapa Rock Motor ( http://arapongasrockmotor.blogspot.com/ ) me agradou muito.
Se você pensa que só vai encontrar música e em especial Rock, está muito enganado. Tem filmes, shows, videoclips, documentários, cartoons, e-Books, revistas, desenhos, o caralho-a-quatro (expressão dos meus tempos de moleque - relembrar é reviver a pré-história). O idioma é o nosso velho e bom português. Então é cair dentro.

Só prá dar uma pequena amostra, aqui vai uma discografia (e videografia também) do AC/DC ( http://arapongasrockmotor.blogspot.com/2009/09/discografia-ac-dc.html ). Aproveitem enquanto o Azeredo não vem (vade retro Satanás!).

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lets Live Music - Muito Rock dando sopa por aqui

Gosta de Rock internacional? Oh yeah! Então não tem desculpa, tem que dar um pulo lá no Lets Live Music ( http://letslivemusic.blogspot.com/ ) ao menos para conhecer (e eu duvido que você saia de lá de mãos vazias).
A língua do site é o inglês (e daí?). Já que os links são chamados de links a coisa ficou fácil até para Nhambiguara sem Skype (não se fazem mais índios como antigamente).

Parei por aqui. Convite feito, aceita quem quiser.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Procurando por literatura inglesa? O Gigapedia tem!

Para quem chega pela primeira vez a página de entrada é desestimulante, pobre mesmo. Só uma lista dos últimos e-Books colocados a disposição, links numerados no fundo da página para posts anteriores e links no canto superior direito da página para login (conectar) ou registro.
Você acabou de aterrisar no maior repositório de links para download de literatura digital (eBooks) do planeta, o GigaPedia ( http://gigapedia.com/ ).
Apesar da aparência espartana, note que a sua língua já foi identificada e que o GigaPedia está falando um muito bom português. As coisas começam a melhorar, não é mesmo? É bem verdade que quase tudo o que você vai encontrar por aqui está escrito em inglês, mas quem foi que te disse que o mundo era justo? Se o mundo fosse justo nós seríamos EUA e eles seriam Cuba (que tal, Barak?).

Quer melhorar ainda mais? Registre-se. É só clicar em "Registrar" no topo direito da página inicial, preencher seus dados e esperar alguns minutos por um email de confirmação em sua caixa postal. Clique no link de confirmação e está feito.
Novas opções se abrirão para você, as possibilidades se multiplicarão. Basta percorrer o menu superior e você entenderá do que estou falando. As opções de navegação, mensagens, fórum, ferramentas, configuração, ajuda, criação, regras e desconexão estão lá, bem como, no centro da página você encontrará os últimos itens carregados e os últimos fóruns atualizados. As portas estão abertas para você. Entre sem bater.

Mas nem só de literatura vive o GigaPedia.
É preciso conhecer também o Gigle ( http://gigle.ws/ ), o search engine (site de procura) do GigaPedia, que nesta data, indexa quase 1.000.000 de itens, entre aplicações, MP3s, jogos, filmes e eBooks. Uma jóia preciosa, eu lhes asseguro.
Para fazer uso do Gigle é preciso se logar. Para isto você pode usar uma conta Google (Gmail por exemplo), Yahoo ou GigaPedia. Nada de muito complicado.

Experimente. Eu tive a sensação de haver chegado ao Paraíso do "Copiador Maluco", pois não sabia por onde começar, tantas eram as possibilidades.
Se eu não for parar num sanatório vejo vocês amanhã novamente. Até lá!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ainda mais sobre Cultura Digital Brasileira - O nefasto Senador Eduardo Azeredo

Com todo o respeito a Instituição "Senado" e nenhum por seus atuais ocupantes (que me perdoem as inevitáveis exceções - que só confirmam a regra pois nada conseguem fazer), ao falarmos em Cultura Digital Brasileira, que tem sido nosso assunto nestes três últimos dias, fica impossível fechar o assunto sem chamar a atenção para a legislação inconsequente e mal intencionada que tramita pelo Congresso Nacional sob a "alcunha" de "PEC Eduardo Azeredo" (o precursor do PSDB nas táticas de "garantia" de votos expandidas pelo PT e conhecidas pelo codinome "Mensalão" - a acusação não é minha - é do STF). Mas tem gente muito mais bem preparada que eu para nos revelar os bastidores desta "mutreta", como é o caso do Xô Censura ( http://xocensura.wordpress.com/category/eduardo-azeredo/ ).

Um desastre anunciado e apoiado pelo Ministério da Justiça, mais preocupado em defender terroristas e baderneiros (de qualquer nacionalidade) que garantir a segurança dos cidadões brasileiros.

Outra referência de peso é o Blog do Sérgio Amadeu da Silveira ( http://samadeu.blogspot.com/2008/06/projeto-de-azeredo-quer-proibir-troca.html ), Sociólogo e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.
Em estando no blog do Sérgio Amadeu não se esqueça de ler e considerar a assinatura da Petição pelo VETO ao projeto do Azeredo. É a sua liberdade na internet que está em jogo. Acorde!
Como você faz para visualizar a Petição? Clique no banner no topo da página a esquerda e que diz: "Diga NÃO ao Projeto do Senador Azeredo".

Leia com atenção e cuidado a Petição pois é importante acreditar naquilo a que damos suporte, e, por conseguinte é também muito importante NÃO acreditarmos naquilo a que definitivamente negaremos a nossa aprovação.

Caso convencido da justeza da causa, preencha seus dados e clique em "Visualizar Assinatura" (Preview Signature).

Falta pouco agora: basta clicar em "Aprovar Assinatura" (Approve Signature).
Pronto! Como usamos o exemplo de minha assinatura, nesta data, posso dizer que já alcançamos 153.901 assinaturas (número que recebeu a minha confirmação). Que tal divulgarmos mais esta Petição e estourarmos com as pretensões nazistas do Azeredo? Fica aqui o link direto http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html para quem não localizar o link na página do Sérgio.

Mas tem mais gente bacana e preparada para nos alimentar com informação, como é o caso do Uirá Porã, que escrevia o Porã ou Poram ( http://poram.culturalivre.org/2008/07/projeto-do-senador-azeredo-quer.html ) e que agora é um dos 300 no Trezentos (veja post em 18/11/2009) que também se tornou o atual pouso do Sérgio Amadeu (falamos dele ainda a pouco).

É chato ser repetitivo, eu sei, mas estamos sendo atacados naquilo que de mais precioso podemos ter: nossa liberdade de expressão, nossas possibilidades culturais, nosso intercâmbio de ideias e bens culturais, nosso futuro como seres humanos dignos. Sob a capa do combate ao crime via Internet querem acabar com ela (ou nos transformar em perus repetindo glu-glu-glu). Azeredo, glu-glu-glu prá você!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Atiçando os Trezentos (e mais alguns) na fogueira do Fórum da Cultura Digital Brasileira

Podemos definir o Trezentos ( http://www.trezentos.blog.br/ ) como "o início de uma multidão", mas o plágio vai pegar mal pois eles mesmos já se definem assim. Então vamos copiar (construtivamente) mais alguns de seus ditos e informar que não são os 300 de Esparta (a grega - ninguém aqui estudou História nem lê gibí ou vai ao cinema?), são os 300 amigos do Mário, você sabe, aquele que... de Andrade, é claro.
Fazem um blog coletivo pois a vida é múltipla e viver está ficando muito complicado com tanta interferência escrota. São a favor da diversidade de ideias, de seu compartilhamento e da defesa do P2P. Longa vida aos 300!

E foi por acaso que vim a dar com o blog do Felipe Scuciatto dos Santos, cujo endereço atual (Atual? Anda meio parada a coisa lá Felipe!) é http://www.dorothea.com.br/felipe. O Felipe já em 2007, ainda estudante de Ciência da Computação, era capaz de enxergar direitinho os motivos que levam o povo brasileiro a piratear de tudo que vê pela frente. Somos um povo de delinquentes? Eu e o Felipe não concordamos. Quer saber o que pensamos a respeito? Então leia o post do Felipe em http://scuciatto.wordpress.com/2007/02/02/o-motivo-da-pirataria-no-brasil/ e discorde de nós se puder (faça isto usando os Comentários aqui do blog). Gostaríamos de conhecer opiniões divergentes e se possível (por favor) sensatas.
Para quem pegou o bonde andando (a expressão é velha mas é boa - quem não sabe o que é um bonde que me desculpe) vale tomar pé do que tem rolado por aqui a respeito do Fórum da Cultura Digital Brasileira, através dos post de 16/11/2009 e de 17/11/2009. Lá vocês poderão conhecer minha posição sobre o assunto, que de maneira alguma é favorável a pirataria do que quer que seja. Eu só não sou é cego e nem estou aqui para tapar o sol com uma peneira nem bater palma para maluco dançar. Nosso problema se chama Governo, seus Impostos, BurroCracia e sua falta de vergonha na cara. Políticos nojentos que são imunes a tudo porque nós, Povo Brasileiro, somos um bando de babacas que eleição após eleição elegemos os mesmos canalhas. Boa leitura!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Jogando lenha na fogueira do Fórum da Cultura Digital Brasileira

E já que eu decidi abrir o verbo e colocar minha posição pessoal quanto ao debate "Cultura Digital Brasileira" ( ver post em 16/11/2009 ) resolvi também ampliar o debate fornecendo algumas informações que me passaram pelas mãos nos últimos messes.

Começo pelo excelente texto do Professor de Direito na UFSC, José Isaac Pilati, sobre cópia de livros e fonogramas. Este texto pode ser encontrado no site do Colégio Sagrada Família de Blumenau-SC ( http://www.sagrada.net/noticias/lei_permite_copia_de_1112.html ) e respalda o meu comentário em 16/11/2009 . O texto fala por si só e não me deixa espaço para acrescentar nada, sob pena de redundância. Aconselho copiá-lo e repassar para todos os seus contatos pois o assunto merece. Se alguém puder contestar a informação nele contida, faça-nos este favor através dos "Comentários" ao final deste post.

Outro assunto, igualmente importante e potencialmente explosivo, é o fato de uma primeira condenação no Brasil, em primeira instância, de uma empresa desenvolvedora de software do Paraná por haver desenvolvido um programa de compartilhamento de arquivos que "pode" vir a facilitar a troca de arquivos ilegais (ou piratas). A ação foi movida APDIF (Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos) contra a Cadari Tecnologia da Informação por haver desenvolvido o software K-Lite Nitro, uma ferramenta de P2P.
Os detalhes estão publicados no Caderno de Informática do Jornal O Globo, Rio de janeiro, em 21/09/2009 sob o título de "Pegaram um bode expiatório". A propósito, pegue o título do artigo (incluindo as aspas) e o utilize para fazer uma pesquisa no Google que você receberá como primeira resposta (ou uma das primeiras) a íntegra do artigo mantida pelo Google Docs (clique em "Visualização Rápida" na resposta de sua pesquisa). O link direto está aqui (basta clicar).
A informação está toda lá, no artigo, não me cabendo repetir sem acrescentar nada de novo. E de novo eu só gostaria de argumentar o seguinte: o Luciano Cadari está sendo punido pelo "potencial" do software criado por sua empresa e não por um fato (haver praticado ou incitado à prática de ato criminoso ou ilícito). Se você for a Polícia e/ou a Justiça para denunciar uma ameaça de morte eles lhe informarão que nada poderão fazer a respeito pois intenção não gera fato. No máximo um delegado responsável e extremamente zeloso de seus deveres poderá convocar o provável atacante para tentar conte-lo, mas nada poderá fazer contra ele. Agora, ser punido por "talvez" contribuir para atos de pirataria pode.

O assunto aqui é sério. Trata-se da sua liberdade. Tem gente querendo cobrar por ela. Abra os olhos!

P.S.: o assunto permanece de extrema importância e o debate urgente, visto daqui deste setembro de 2010. O que perdeu a "validade" foi o link direto publicado para o artigo indicado (a pesquisa descrita também não mais produz os resultados descritos). Acredito que O Globo não tenha chegado a um acordo com o Google quanto a exibição de seus artigos. Uma pena!
Alternativamente procure pelos artigos "Arquivo Premium dos Jornais O Globo e Extra" de 25/03/2008 e do artigo "O Caderno de Informática do Jornal O Globo" de 27/03/2008, que descrevem um outro acesso aos artigos publicados pelos mencionados jornais. Não deixem de conhecer.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fórum da Cultura Digital Brasileira

A Rede Social "Cultura Digital Brasileira" ( http://culturadigital.br/ ), que se auto define como "espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e instituições governamentais, estatais, da Sociedade Civil e do mercado", mantém e administra este site/fórum/mural a partir de uma parceria que envolve o Ministério da Cultura, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério da Educação e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
Tanta estrutura governamental em cima de um assunto tão importante como este nos deixa, cidadões acostumados com os governos nota zero que tivemos e temos, de cabelos em pé (quem ainda tem algum, é claro). E quanto maior for a nossa desconfiança e descrença maior deverá ser o empenho que deveremos nos impor para acompanhar e se possível participar de debates e de decisões.
Estejam certos de que lobs poderosos estão se movimentando em torno deste debate e em torno de qualquer instância de poder de que possam se servir. A Indústria do Entretenimento (cinema - música - rádio - TV), da Produção Cultural (editoras - produtoras - intermediários) e detentores de Direitos Autorais em geral, combaterão até o último centavo (a munição desta guerra), antes de ceder seus pretensos "direitos adquiridos". Portanto se você acredita na necessidade de uma redistribuição de poder nesta área a hora é esta: esteja pronto para opinar e participar.

Para isto, opinar e participar, é necessário se registrar, o que não vai lhe atrapalhar em nada. O processo é bastante simples e rapidamente lhe permite iniciar a sua participação, seja nos fóruns já abertos e/ou comentando artigos, projetos, apresentações, etc..
Os eixos de discussão sobre Política de Cultura Digital são:
. Memória Digital;
. Economia da Cultura Digital;
. Infraestrutura para a Cultura Digital;
. Arte Digital;
. Comunicação Digital.
Mas porque mesmo este assunto é tão importante? Porque se bobearmos daqui a pouco teremos que pagar Direitos Autorais até por cantarmos em nossos banheiros. Porque perderemos inclusive o direito a fazer uma cópia de backup daquilo que comprarmos em mídia digital. Uma cópia que cedamos a um amigo será considerada pirataria e punida com multa e quem sabe alguns anos de cadeia. Você terá que comprar ou pagar pela utilização das centenas de livros que, como universitário, precisará ler para completar o seu curso (o que é resolvido hoje com as cópias xerox - que são legais e permitidas pela lei vigente muito embora o "inimigo" espalhe a noção de que este é um ato de pirataria). Porque não é culpa nossa se os paradigmas deste mercado estão em mutação. Não é culpa nossa se a moleza acabou e agora ficou difícil ganhar dinheiro com Direito Autoral. Não é culpa nossa se o Mercado decidiu chutar a bunda de quem cobrava até R$ 40,00 por um CD que não tinha nem R$ 3,00 em custos (em alguns casos com impostos já inclusos).
Vamos e venhamos, achar que alguém que ganha salário mínimo e com ele ainda tem que sustentar uma família (por menor que seja ou mesmo que colabore com as despesas) tenha que pagar os preços pedidos pelos CD´s e DVD´s legais, deve estar vivendo em Marte (ou em Ipanema ou Morumbi olhando para o seu umbigo). Os Cd's, DVD's e outros itens culturais que os consumidores desta faixa de renda compram só podem ser piratas, pois de outra forma não seriam consumidos. Calcular este consumo como pirata é burrice pois não existe a possibilidade da venda do produto legal nesta faixa de renda. Este consumo cultural deve ser contabilizado como doação social.
Pirataria são os DVD's encontrados no AeroLula. Pirataria é a falta de vergonha na cara de comprar um produto "alternativo" mesmo podendo pagar pelo produto legal. É burrice também, pois paga-se pouco, mas por um produto de baixa qualidade e sem garantias. A vantagem aqui é burra.
Como se pode ver eu não defendo a pirataria. Muito pelo contrário. Eu defendo e sempre defendi o respeito aos direitos alheios. O que acontece neste momento é uma revolução tecnológica que alterou todo o equilíbrio de poder existente anteriormente entre produtores e consumidores. A relação mudou mas um dos lados não aceita o fato de que perdeu poder (e não quer discutir a relação - acho que encontrei a figura de linguagem apropriada).
Outro cuidado que devemos ter é com os critérios do "des"governo brasileiro, para quem alguém que ganhe pouco mais que R$ 1.000,00 por mês já é considerado "Classe Média" (a Receita Federal pensa assim). Eu gostaria de ver estes senhores tentando sobreviver com um mínimo de dignidade com um salário destes (não precisa nem incluir a família nesta provação - individualmente já é uma dureza).
Onde eu quero chegar com tudo isto? IMPOSTOS. Impostos demais. Governo demais. Eficiência de menos. IMPOSTOS de Dinamarca e SERVIÇOS de Burundi. Esta é a equação que não fecha.

Esta discussão chega em boa hora e pode sim contribuir para a qualidade do nosso futuro. Faça a sua parte e manifeste sua posição perante o assunto. Ele é muito importante para todos nós.

domingo, 15 de novembro de 2009

Procurando MP3 para baixar ou ouvir? BoosterMP3 já!

Especializado em "achar" MP3 para download ou audição, nossa dica de hoje, cortesia do grande amigo Henrique, o BoosterMP3 ( http://www.boostermp3.com/ ) excede.
Facílimo de operar (veja página logo acima com o resultado da pesquisa por arquivos do Led Zep) pois basta digitar o nome de um artista ou de uma canção e clicar no box Search (Procurar), o BoosterMP3 independe de língua (embora os títulos estejam em inglês).
O BoosterMP3 também lhe permite procurar por letras de músicas (em inglês "Lyrics") bastando para isto que você acesse o link http://lyrics.boostermp3.com/ (clicar em "Lyrics" no topo da página a esquerda deveria nos levar para este link - mas não funcionou comigo).



Ganhei uma esplêndida ferramenta graças ao Henrique e a turma do BoosterMP3, a quem agradeço de coração.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FreshWap - RapidShare Downloads

Um Índice de Downloads fantástico, apontando para novidades hospedadas no RapidShare em inúmeras categorias, tais como Software MAC e PC, Jogos, Filmes, Música, TV Shows, e-Books, Revistas, Tutoriais e muito mais.
Ao encontrar um download que te interesse clique em "READ MORE..." e passe para a página descritiva onde irá encontrar os links correspondentes. Estes links podem até estar "camuflados" em alguns casos, principalmente quando existem patrocinadores pagando para exibir anúncios que prometem downloads super rápidos contra a aquisição de uma conta em um dado site. Procure por um link gratuito (neste caso geralmente hospedado no HOTFILE) e deixe de lado as armadilhas do marketing agressivo.

Mas onde mesmo fica o FreshWap? Logo alí em http://www.freshwap.net/ .
A língua é o inglês e não nos causa problemas (tiramos de letra).

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blues Underground para alemão ver

Mas não é só para alemão ver não. É para todo e qualquer amante do bom e velho Blues, que se reinventa em cada lugar e em cada língua. Uma boa guitarra, sentimentos feridos, muita dor e as vezes um corno poético, fazem do Blues uma forma universal de comunicação entre os Homens (espécie - as moças não estão de fora nessa), e aqui no Blues Underground ( http://bluesground.blogspot.com/ ) você vai estar em casa, apesar da língua alemã que pode não ser o seu forte (não é o meu - com certeza). Mas não desanime e passe o seu mouse sobre o texto (principalmente sobre o nome do CD ou indicações tais como CD 1) que você logo encontrará os links para download (algo como http://rapidshare.com/.........). Daí em diante é com você...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Smell The Fuzz Radio - Shoutcast Radio

Tá'qui uma ótima dica, a Smell The Fuzz Radio ( http://smellthefuzzradio.webs.com/ ) do nosso amigo ZeF. Especializada em Blues, com "desvios de conduta" pelo Rock e pelo Jazz, fica difícil não dar uma passadinha por lá para conferir.
Em seu primeiro contacto vá até o box Search (Procurar) e entre com o nome da Rádio, neste caso "Smell The Fuzz Radio". Clique enter e após o retorno com o reconhecimento da Rádio, clique em Tune In (Sintonizar). Pronto. É só curtir!

A página da Smell The Fuzz Radio é uma das milhares de estações, ou ShoutCast Receivers, patrocinadas pela ShoutCast (quem diria!), e também pode ser acessada a partir do site da dita cuja, ShoutCast, em http://shoutcast.com/ .
É evidente que o cardápio de opções é imenso e o processo de escolha similar ao já descrito, acrescendo-se que você pode ter que decidir entre instalar o mini player do ShoutCast ou utilizar seu próprio player, já instalado em sua máquina, que pode ser o WinAmp, Media Player ou iTunes. Se a seguir o ShoutCast te apresentar um arquivo "tunein-station.pls" para download não se assuste e baixe-o para qualquer diretório de trabalho até descobrir para que ele serve (eu ainda estou em dúvida mas acho que ele é um arquivo de pre-set do player da ShoutCast - de qualquer maneira não me fez falta para ouvir minhas rádios favoritas).

Divirta-se!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Truer Sound espera por você - Music, Satisfaction and Videos

A Truer Sound ( http://atruersound.blogspot.com/ ) é também o pseudônimo de um norte-americano da Virginia que nos presenteia com uma belíssima coleção de links para vinil e CD rips de preciosos concertos do melhor Rock, Blues, Jazz, a disposição no mercado fonográfico e/ou arrancados sob a forma de bootlegs (pesquise aqui no blog para saber mais a respeito). Links para vídeos também estão espalhados por todo o blog.

Obviamente este é mais um blog totalmente escrito em inglês e novamente eu repito que isto não tem como lhe impedir de conseguir os downloads. Basta procurar pela palavra MP3 ao final de cada post sobre música, pois logo abaixo dela estará o link que você deverá clicar. Aproveite!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

"The Clock that went backwards again" & Cun Cun Na' Ma'

O sujeito tem que ser realmente muito macho para colocar o nome de um blog tão grande assim: "The Clock that went backwards again" ( http://musictravellerstwo.blogspot.com/ ), e tão inexplicável assim, também. Mas isto aparentemente não é nada para o Liborio Friki, que não satisfeito em nos entregar um Índice de Downloads de nos fazer chorar de prazer, com suas gravações ao vivo do melhor do Rock, Blues, Jazz, Soul, Bootlegs da melhor qualidade e estirpe, ainda comete esta loucura em rosa choque, que repito, só um cara muito macho se atreveria a assinar embaixo.

Para espanto de todos aqui está o Cun Cun Na' Ma' ( http://cuncunnama.blogspot.com/ ), que eu, sem base nenhuma, sem saber sequer em que língua está escrito tal título, abrasilero para "Com o Cú na Mão", pois depois de escolher o tal rosa choque para cor predominante do blog deve ter sido assim que se sentiu o Liborio, um destemido ripador de LPs (vinil). Para quem procura pelos primórdios do Rock a mesa está posta, com grupos absolutamente desconhecidos por nos, latinos da América do Sul.

Em ambos os blogs os textos estão escritos em inglês e os links para download estão nos comentários. Mole demais, não acha?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A herança do Jolly Joker está no Grateful Alive (GDalive)

Só podia dar em coisa boa se tem o dedo do Jolly Joker. A prova está lá no Grateful Alive - Jolly Joker´s Heritage ( http://gdalive.blogspot.com/ ). O título do blog pode soar até meio restritivo (Grateful Alive). Seria só mais um blog fanzoca do Grateful Dead? Vamos e venhamos, isto já seria muito bom, mas melhor mesmo é que aqui no Grateful Alive temos um magnífico Índice de Downloads para Rock, Blues, Jazz, Soul, Funk e o que mais exorbitar em qualidade.
A língua é o inglês mas como de costume isto não chega nem a incomodar pois os links ou estão rotulados como DOWNLOAD (geralmente em vermelho) ou estão ligados aos títulos dos CDs no post (clique sobre o título). Se você se atrapalhar é melhor fazer um bom check-up geral pois as coisas não devem estar muito boas aí nesta relíquia que você chama de cérebro (ou será que o corpinho é que não ajuda?).

Provocações a parte, está aqui um blog que merece o topo da sua lista de prioridades junto com o Vida Digital, é claro. E pode me agradecer que eu mereço (vocês é que não merecem um ego como o meu). Até mais.

P. S.: há informação relevante sobre o GD Alive datada de 16/05/2010 em http://vidadigitalknowhow.blogspot.com/2010/05/coisas-da-vida-o-gdalive-cai-e-o.html . Atualize-se!

domingo, 1 de novembro de 2009

Ótimas caricaturas e piadas de um Camaleão mineiro

Taí uma bela amostra do trabalho do Camaleão, mineiro de Mariana, artista plástico de mão cheia (de pincéis - tintas - dedos) e um arguto observador da vida ao seu redor.
É claro que para sacar no que vai dar esta estória de Copa e Olimpíada aqui no Rio de Janeiro (ou em qualquer outro estado da Esculhambação - não é Federação não - é daí prá pior) não precisa ser lá muito esperto, mas o Camaleão o é, o que torna a sua vida um pouco mais difícil pois bom mesmo é ignorar. A prova disto é o Lula. Não sabe de nada e mesmo assim é o Presidente mais popular e querido que o país já teve. E quanto mais ignorante ele prova ser mais querido se torna. Um sucesso!!!!

Confira lá no Camaleão Caricaturas ( http://camaleaocaricaturas.blogspot.com/ ) o humor fino e gostoso do Camaleão, que também dá um banho em várias outras áreas...

...tais como o cartoon (ou cartum segundo ele), charges, desenhos, esculturas e quem sabe mais o que este "come-quieto" esconde na manga da camisa? Para tentar decifrar esta charada só mesmo visitando o Cartoons ( http://www.cartoons.com.br/ ), mais uma das facetas do Camaleão.

O cara é bom, merece a nossa admiração e eu convido a todos a se tornarem membros do fã clube que com certeza já está a caminho. Agora, se você é mosca, te cuida!

sábado, 31 de outubro de 2009

Music Videos - Vídeos de Música em arquivos DVD-Rip Matroska (.mkv)

Com um título destes muita gente vai pensar que eu pirei. E pirei mesmo, com a qualidade dos vídeos apresentados no Music Videos ( http://mvideos.blog.co.cc/ ). São DVD-Rip codificados em Matroska. E é neste Matroska que a coisa pega. Prá começo de conversa é bom consultar a Wikipedia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Matroska e aprender um pouco sobre o Media Container Matroska (.mkv). Daí, se quiser nivelar conhecimento com a turma aqui do Vida Digital leia o post Começar do Começo e avance para a próxima etapa, que é...

...conhecer o Free-Codecs ( http://www.free-codecs.com/ ), terra do famoso K-Lite Codec Pack e muitos outros, inclusive do nosso desejado Matroska Codec (que já faz parte do K-lite e também pode ser baixado separadamente). Para mais informação sobre Codecs pesquise "Codecs" na "Caixa de Pesquisa" do blog, lá em cima a esquerda.

E aí está o Pack Matroska para download gratuito em http://www.free-codecs.com/download/Matroska_Pack.htm . Agora você já sabe de tudo o que precisa saber para curtir os vídeos MKV baixados do Music Videos e já tem as ferramentas necessárias. Se me convidar para comer pipoca eu até dou uma ajuda na arrumação do Home Theather. Topas?

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rock do bom é com o George do Too Old To Rock...

O George é um morador da cidade de Atenas, Grécia, lugar sagrado para os amantes das artes e das letras (acho que não precisava da distinção - só acrescentar a ciência também). Afinal de contas a civilização ocidental nasceu lá! Cara de sorte o George por viver onde vive e por ter passado pelo que passou em seus 56 anos de idade. Eu me refiro a revolução comportamental que ocorreu neste período. Nossa geração virou o mundo de cabeça para baixo. Mudamos a música, os costumes, o sexo, o trabalho, a tecnologia (área do George), a política, etc.. Só não conseguimos mudar o HOMEM (espécie) para melhor. Individualmente progredimos, taí o George como prova, mas como espécie ainda há um longo caminho pela frente. De bom só existe o fato de que o primeiro passo desta caminhada foi dado. Que nossos filhos façam agora a sua parte!

Apesar do George haver montado o Too Old ( http://rockrevolt.blogspot.com/ ) com uma resolução de 1490X1280, o que considero um pouco exagerado, ninguém terá qualquer dificuldade em acessar o trabalho do George, que escreve em muito bom inglês e "marca" seus links para download de tal forma que não localizá-los é impossível: "CLICK HERE".

Cinquentões do mundo, uni-vos! Podemos estar um pouco "enferrujados", mas quem "moveu" o mundo até aqui fomos nós. Vamos ver quem fará melhor!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A música dos anos 60-70 está no "Wings of Dream"

O Wings of Dream ( http://onwingsdream.blogspot.com/ ) é um belo presente que recebemos, nós, os amantes do Rock (em especial do old Rock), Beat, Garage, R&B, Psychedelic, Progressive, do Dimitrich, um russo de Moscou, 53 anos de idade que trabalha na área de telecomunicações. É ótimo poder ver que não importa onde você se encontrasse neste nosso mundindo naqueles anos de "chumbo" (na Rússia de "gelo" - lembram da Guerra Fria?), todos fomos tocados quase que da mesma forma pelos mesmos grupos e estilos musicais. Éramos nós, os jovens daqueles anos, botando prá quebrar (literalmente). Havia que se reinventar o mundo e nós o fizemos. Nem tudo deu certo, mas considero o resultado positivo. Na música principalmente (confira aqui no blog do Dimitrich).
A língua do blog é o russo, é claro, mas o Dimitrich deixou os links para download tão bem assinalados que não temos problema algum para localizá-los. Procure pela palavra LINK. Em poucas ocasiões o Dimitrich utiliza algo parecido com JINHK e mais esporádicamente ainda a palavra (ou o que parece ser) KAYATb. Daí para o Paraíso é só um clique.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

No ar (melhor dizendo - na Rede) a RadioShockBox

Esta vai para os amantes do Hard Rock e do Metal Rock (com mais todas as suas variantes e desvios): a Radio Shock Box ( http://radioshockbox.com.br/ ), uma preciosidade que você que se amarra em ritmos quentes não pode deixar de conhecer (se bem que eu duvido que você já não seja freguês).
Alem de uma programação de primeiríssima qualidade agora você também pode fazer pedidos que o pessoal da RadioShockbox vai correr atrás para te atender. Isto é que é mordomia!

Correndo o risco de ser injusto com a moçada da RadioShockbox e já sendo (injusto - é claro) eu vou destacar um dos meus programas favoritos, o Programa MofoDeu ( http://programamofodeu.blogspot.com/ . A injustiça é destacar só um dos programas quando há tanta coisa boa para comentar (o problema é esta minha preguiça arretada!). Que me perdoem os amigos da RadioShockBox mas preciso dizer ao Vitor Bemvindo que sou fã do MofoDeu, muito embora a conotação gay que este tipo de declaração enseja não está me agradando nada, agora que a percebí. Portanto vamos combinar que o programa é bom prá cacete, ao nível de tudo o mais que de melhor rola na Rádio (assim eu tiro o meu da reta!).

Também é necessário chamar a atenção para o fato de que a RadioShockBox faz direito. Esclarecendo: o player da Rádio carrega em OFF. Se você quiser ouvir a Rádio terá que pressionar o PLAY, caso contrário o site mesmo após carregado permanecerá em silêncio. E porque esta é a maneira correta de fazer a coisa? Para não te enfiar numa bananosa como as que eu descrevi em meu post de 25/10/2009 (te liga malandro!).

 
BlogBlogs.Com.Br