quarta-feira, 23 de julho de 2008

Taringa! Uma idéia argentina que devíamos copiar (já que a tal idéia é copiar tudo).

Não sabe do que estou falando?
Pois mais de 800.000 argentinos sabem e participam ativamente. Não é pouca coisa para um país com uma população que deve nivelar com a população do estado de São Paulo (coisa de 30 milhões de pessoas). E a rapaziada aí do lado é a responsável por este estrondoso sucesso. São eles os irmãos Matias e Hernan Botbol e o Alberto Nakayama, pessoal ainda na faixa dos 20 e tantos anos (o Matias tem 29) e que a 2 anos atrás criou o Taringa.
O que significa Taringa? Não encontrei resposta, só conjecturas, e nenhuma me pareceu razoável. Acho que os caras só queriam curtir com a nossa (usuários) cara. Mas o Taringa se define como "Inteligência Coletiva", pois é na verdade um imenso blog coletivo onde cada usuário posta e é recompensado (ou não) com "pontos" pelos demais usuários. A hierarquia Tarinqueira é medida por estes pontos (quantos mais - mais respeitado o Tarinqueiro é).

O design é rústico. A mecânica é pobre. Mas a ideia, meus amigos, é dez.
Os assuntos abordados são muitos e vão de novidades a música, vídeos, HQ, e-Books e eBooks, coleções, jogos online, qualquer coisa (veja lista completa em Categorias). Links para download são postados por cada usuário ao publicar o seu post.
O Taringa não vê violação de direitos autorais pois não há dinheiro envolvido na sua relação com seus usuários. Tudo funciona como um grande mercado de trocas entre participantes de um grupo de "amigos" (um grupo grandinho - mas um grupo). O Taringa é simplesmente o local onde os encontros deste grupo acontecem. Não sei se toda esta tranquilidade se manterá indefinidamente, mas por enquanto podemos usufruir de mais este fantástico Índice de Downloads, o Taringa! ( http://www.taringa.net/ )

E por falar em "aproveitar", que tal baixar a discografia completa do Bob Dylan? Pois o Licher, argentino e Tarinqueiro, nos preparou um belíssimo trabalho de pesquisa e paciência, fazendo o upload de dezenas de CDs para que pudéssemos, agora, do conforto de nossas poltronas, usufruir de todo o seu suor. Os links para esta maravilha podem ser encontrados em: http://www.taringa.net/posts/musica/1361846/Bob-Dylan-Discografia-Subida-por-mi%21.html .

Tá certo que os caras são ruins de futebol (mas acho que eles nos acham piores), mas de site de relacionamento eles até que mandam bem. Parabéns, com reservas, é claro, pois afinal não fica bem destruirmos uma rivalidade tão boa e significativa só porque afinal de contas descobrimos que vocês (argentinos) até podem ter algumas (poucas - é claro) boas ideias.

Nos vemos no gramado!

2 comentários:

Henrique Tonin disse...

Incrível como ninguém comentou ainda... Excelente post, Ricardo. Meus parabéns.

Sou usuário do Taringa há quase um ano, e lá, além de encontrar coisas dificílimaas de achar emqualquer outro domínio da net, pude ter várias ocnversas interessantes, aprender muito, etc.

Com certeza é uam bela idéia a ser imitada hehe.

PS: devo dizer que, desde o início fui muito bem recebido lá. É incrível como os argentinos respeitam muito mais os brasileiros que o contrário. A maioria dso brasileiros tem vergonha de admitir, mas a verdade é que a Argentina é um dos únicos países "civilizados" do nosso continente (muito mais que os EUA, por exemplo0, e nós deveriamos aprender com isso.

Abraços!

Juan C. Matarese disse...

Che te digo que soy usuario creo que casi un año ( o menos) y hasta ahora no me molesto en lo mas minimo (excepto cuando se satura ¬¬) ,encontras lo que querés como vos decís, discografias,juegos,peliculas,noticias, lo que quieras!

Yo creo que el diseño no es para nada rustico, sino simple y la mecanica es discultible.

En cuanto a la idea de copiarse, yo creo que en vez de copiarse, deberian compartirla, de esa manera es una comunidad más ampliada en cuanto a paises, ya que tenemos usuarios de todos lados como Mexicanos, Puerto Riqueños, se podria decir que toda Latino-America esta conectada con Taringa.

Otra cosa, no insultes a Argentina, ni a los Argentinos, por que si bien, cometimos errores catastroficos que hasta a nosotros nos avergüensa, Seguimos siendo humanos exactamente como ustedes. Y aun asi les tenemos respeto.

Saludos.

 
BlogBlogs.Com.Br