quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Tony-Punk tem um baita problema com o Outlook 2007

Um dos meus 5 leitores me escreveu (e isto é razão de comemoração para mim) o motivo é que é dolorido para ele. Vamos ver o e-mail recebido:

"Bom dia, Ricardo.
Peguei seu email no blog Vida Digital, no qual eu fui parar procurando ajuda para uma mensagem de erro no Outlook.
Eu uso o XP2 e instalei o Office 2007.
Jamais usei o Outlook, mas ele foi instalado junto com o pacote, correto?
Pois então, meu amigo, ai começou minha dor de cabeça.
Primeiro aparecia uma msg para compactar mensagens, liberar espaço em disco.
Eu clicava ok. E ela sumia por um tempo.
Agora, aparece uma msg de erro (0X800C012E, 5)que qto mais vc clica ok, mais ela retorna. Ou seja, fica o tempo todo ali.
O que eu faço??? Vc poderia me ajudar???
Deste de já, agradeço a sua atenção.
Muito Obrigado e até breve."

Tony, primeiro deixa eu tirar o meu da reta: estou aqui a distância, não tenho nenhuma informação sobre a sua máquina (hardware e software), se você atualiza seu OS (o XP2 já devia ter sido atualizado para 3 a esta altura - será que a sua versão é original?) e seu Office 2007 (é original?). Ao menos você tem o CD ou DVD de onde ambos foram instalados na sua máquina? Não vou me arrastar com este arrazoado pois todos já o conhecem muito bem mas muitos poucos podem responder sim as perguntas feitas. O problema não é o software "não original" e sim a falta de atualização de tudo em nossas máquinas. Onde eu tiro o meu da reta é ao lhe lembrar que o que quer que eu lhe diga você deve sopessar minhas informações (fornecidas com a melhor das intenções) com o seu conhecimento do equipamento e suas circunstâncias. Se tiver dúvidas não faça nada (se possível peça a mais alguém para estudar minhas recomendações com você - se precisar peça mais esclarecimentos). E se não entender nada, nem assim, não faça NADA (se isto acontecer é porque um de nós dois ou os dois somos incompetentes - mas esta discussão não leva a nada e portanto não nos interessa).
Antes de fazer alguma coisa faça um backup de dados que você não possa perder. Eu disse DADOS (arquivos de texto, planilhas, fotos de família, projetos, apresentações, a árvore genealógica da família, etc). Programas podem ser repostos com certa facilidade, certos dados não.

Vamos lá:
1 - quando a tal mensagem de erro aparece (0X800C012E, 5) pressionar a tecla ALT mais a tecla F4 ao mesmo tempo não fecha esta mensagem? ALT + F4 fecha qualquer janela ATIVA na sua tela (janela ativa é aquela sobre a qual você pode atuar em um dado momento - a linha no topo desta janela fica naquela cor azul marinho degradê que indica onde a sua ação será recebida neste dado momento). Pode tentar pois não há perigo aqui. Só o de não resolver;
2 - de qualquer maneira a opção 1 seria só um paliativo e não uma solução.
No Windows XP, vá em INICIAR - TODOS OS PROGRAMAS e clique em DEFINIR ACESSO E PADRÕES DO PROGRAMA (bem lá no topo). Escolha a opção "Personalizado" e em "Escolha um Programa de email Padrão" marque a opção "OutLook Express" e desmarque os dois boxes a direita (Ativar Progs.). Clique OK e boa sorte (veja imagens explicativas a seguir);
















3 - muito embora eu não tenha certeza (e não tenho o tempo para testar por você), mas você já tentou desistalar o OutLook? Eu não estou certo de que se possa desistalar SÓ o Outlook, mas existe uma boa chance de que sim. Para isto você precisaria do disco de instalação, original ou não;
4 - se não puder desistalar somente o Outlook, desistale todo o Office e o re-instale, procurando por uma opção que lhe permita escolher não instalá-lo. Mesmo que esta opção não exista o seu problema retornará ao nível ZERO (somente a oferta da compactação - que não começa imediatamente e sim após algum tempo de uso do Outlook);
5 - por último, eu descrevo em meu post de 05/11/2007 um problema muito semelhante a este seu. Embora NÃO se trate EXATAMENTE da mesma situação, todos os componentes deste seu problema também estão lá tratados e as razões para o que está lhe ocorrendo também. "Vale a pena ver de novo" (a Globo vai me processar por plágio - eu sei!).

Por último, você sabe que existe um recurso de "Restauração do Sistema" no Windows XP que retorna a sua máquina a uma situação anterior onde determinado problema ainda não teria se iniciado (lhe dando meios e tempo para agir)? Procure em INICIAR/TODOS OS PROGRAMAS/ACESSÓRIOS/FERRAMENTAS DO SISTEMA e clique em "Restauração do Sistema". Como o "buraco" aqui é mais embaixo, antes leia o Help do Windows e procure se informar a respeito.

Use os "Comentários" para nos dar notícias. Tenho certeza de que mais gente vai aparecer com o mesmo problema, e aí quem vai estar dando aula será você. Boa sorte!

P. S.: esclarecendo - 4 comentários foi o máximo que já consegui em um único post - um frenesí que suponho tenha envolvido todos os meus leitores, que agora conto como 5 e não mais 4.

P. P. S.: Acréscimo em 26/07/2010 - como eu lhe disse, Tony, eu não ando com muito tempo para grandes "apurações" e também deixei claro que tentar resolver problema técnico a distância nem sempre dá certo. Uma coisa pela outra e eu acabei não pesquisando o significado da mensagem de erro que você está recebendo e também assumi que você ao dizer que o programa envolvido era o Outlook se referia ao "Outlook" (puro e simples assim mesmo) e não ao Outlook Express (existem os dois e são completamente diferentes embora façam a mesma coisa - gerenciar email). Acontece que a mensagem que você reporta é uma mensagem vinculada ao Outlook Express e não ao Outlook (puro e simples). Pegue o código de erro e use-o como argumento de uma pesquisa no Google e você terá a confirmação do que estou lhe dizendo.
Pelo que pude apurar trata-se de que por alguma razão desconhecida os arquivos .dbx que contem seus e-mails tem suas propriedades alteradas para Ready-only, o que impede a operação de compactação que lhe é oferecida. Como solucionar o problema? Desmarcando o box Ready-only em Propriedades de cada arquivo .dbx.
A receita do bolo (em inglês - conforme a encontrei - está a seguir):
OE ERROR (0X800C012E, 5)
To Resolve the Problem, the file attributes of the .DBX files needs to be changed
Click Start, Find, Files or Folders.
In the Named box, type *.dbx
In the Look in box, choose all locals and HDs
Click Find Now
For each *.dbx file that is found:
Right-click the file
Click Properties
Uncheck the box next to Read-only if it is checked
Click Apply
Click Close
Resumindo: localize os arquivos .dbx e desmarque o Ready-only de cada um deles (você pode fazer isto com vários destes arquivos de uma só vez).

Como estamos falando no Outlook Express então aquele meu post de 05/11/2007 se aplica SIM a este problema, embora descreva uma situação anterior a esta em que se pode chegar.

Agora acho que posso ficar mais tranquilo pois penso haver lhe dado informações suficientes para lidar com sua "assombração". Felicidades!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br