terça-feira, 27 de julho de 2010

Proteja os seus olhos ao usar o computador.

O assunto é tão importante que resolvi perder qualquer pudor e replicar aqui a nota a respeito da regra 20-20-20 (para seus olhos) que encontrei no Caderno de Informática do Jornal O Globo (aqui do Rio de Janeiro - RJ) ( oglobo.com.br/digital ) . A regra preconiza uma parada de 20 segundos a cada 20 minutos de trabalho para se focar objetos, paisagens e imagens que estejam a algo como 6 metros de distância (20 pés). Daí o nome de Regra 20-20-20 que o procedimento recebeu lá em USA.
Mas para que toda esta preocupação? Para prevenir a malfadada Computer Vision Syndrome (CVS) resultante do trabalho frente a um computador por horas a fio.
Os sintomas incluem cansaço visual, visão nebulosa ou borrada, foco lento, dor de cabeça, dor nas costas e pescoço, olhos secos e queimando, sensibilidade a luz, distorção de cores, cabeça pesada e olhos lacrimejantes.

Mas um dos problemas muito comum conosco usuários de computador é a perda de noção de tempo. Começamos a trabalhar e esquecemos de tudo o mais ao nosso redor. Quando vemos já estamos sofrendo com um daqueles sintomas descritos.
É aí que entra em cena o Eye Defender da EterLab ( http://www.eterlab.com/eyedefender/ ), que após instalado pode ser configurado para lhe lembrar de tempos em tempos de que é hora de parar, por quanto tempo parar, que imagens mostrar, exibir treino visual para relax, lembretes ou o seu screensaver padrão.
O Eye Defender é gratuito, assim como também o é o Workrave ( http://www.workrave.org/ ), que tem o mesmo propósito.

Ambos os programas também ajudam a evitar o Carpal Tunnel Syndrome (CTS) ou Occupational OverUse Syndrome (OOS), nossa conhecida Injuria por Esforço Repetitivo.

O fato de ambos os programas estarem escritos em inglês não deve afastar nem impedir ninguém. São programas de operação muito fácil e um inglês muito básico já dá conta sem sustos. Ambos rodam em qualquer versão do Windows.

Que tal nos protegermos?

Um comentário:

Rosa Paes disse...

Ricardo, gosto de algumas postagens suas, mas esta me tem afetado atualmente, venho trabalhando muito no computador e esquecendo do tempo e de mim.
Vou procurar me controlar mas no meu tempo no computador.
Abraço,
Rosa Paes

 
BlogBlogs.Com.Br