quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Então você recebeu um arquivo .docx e não consegue abrir?

O MS Office 2007 introduziu novas extensões de arquivos e consequentemente novas versões para antigos formatos de arquivo. Portanto, se você não está usando o MS Office 2007, cedo ou tarde receberá arquivos que não conseguirá abrir.

No meu caso, usando o Office XP (2002), recebi o alerta abaixo:

"Este arquivo foi criado por uma nova versão do MS Word. Voce quer fazer o download de um pacote de compatibilidade que lhe permita trabalhar com este arquivo?"

Se você deseja todos os detalhes e conhecer as vantagens trazidas pelos novos formatos acesse a página correspondente ao link abaixo (texto em português):

http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/Office/OpenXML.mspx

No caso do MS Word 2007, o .docx é a nova extensão que identifica o novo formato dos arquivos por ele criados (a extensão antiga era a .doc).

No caso do Excel, estes são os novos formatos:

E para o Powerpoint aqui estão as novas extensões:

Um conversor/visualizador pode ser baixado (por quem receber o arquivo e não tiver o Office 2007 na máquina) em:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=941B3470-3AE9-4AEE-8F43-C6BB74CD1466&displaylang=en

Este é o tal do pacote de compatibilidade já mencionado.
Uma vez instalado, os novos arquivos (com suas novas extensões) poderão ser abertos e editados em versões anteriores do Office. Você estará de volta a ação.

Outras formas de lidar com o problema (pelo lado do autor do arquivo):

- quem gerou o arquivo pode salvá-lo usando a opção "Salvar como" e escolher o fomato de arquivo "Word97-2003". Assim você (que recebeu o arquivo) poderá utilizá-lo sem realizar qualquer atualização em seu Sistema;

- outra forma seria quem gerou o arquivo configurar o Word para gerar arquivos compatíveis com determinada versão do Office. Por exemplo, para quem tem o Office 2003 ou XP (2002), configurar o Word para gerar arquivos compatíveis com o Office 2000 (Word 2000).

Com o Word aberto e com um arquivo sendo editado, escolha as opções:

Menu Tools (Ferramentas)/Options (Opções)/Compatibility (Compatibilidade)

Na caixa de dialogo que se abre procure por: RECOMENDED OPTIONS FOR (Opções recomendadas para) e altere para uma versão do Office mais antiga.
Desta forma qualquer um que receba os arquivos assim criados poderá manipulá-los.

Bom trabalho.


P.S.: graças ao Leonardo Cunha, companheiro do Viciados em Livros (ver post de 23/10/2007), vim a conhecer o blog do gaúcho Diego Xavier, que acrescenta mais uma possibilidade as aqui descritas ( http://diegoxavier.com/como-transformar-docx-para-doc/ ). Nosso muito obrigado a ambos.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br