sexta-feira, 9 de maio de 2008

ExploSeek - O Search Engine especializado em Música, Vídeo e Imagem

É simplérrimo experimentar o ExploSeek. Vá até http://www.exploseek.com/ e digite o nome de uma música, vídeo ou imagem e clique em ExploSeek (box a direita da linha de pesquisa). É claro que você pode pesquisar usando muitos outros "argumentos", tais como cantor ou nome da banda (no caso de música), assunto (no caso de imagem) e ator principal ou diretor (no caso de vídeo/filme).

O resultado de uma pesquisa pelo trabalho (música) do grupo inglês The Who me retornou as possibilidades acima, links montados para pesquisa em vários "Search Engines", alguns genéricos, tais como Yahoo, Google, MSN e Exalead. Outros especializados em multimédia: Espew, Sogou, Tagoo, SeeqPod, Yahoo Audio, AllTheWeb Audio (MP3) e MP3 Realm.
Eu escolhi e cliquei no Google e recebi a tela acima como resposta. Milhares de possibilidades apontadas.
Seja inventivo e altere a linha de pesquisa (os parâmetros e argumentos utilizados). Isto é extremamente recomendado em casos onde a linha de comando é montada não prevendo (ou impedindo) que se mostre o link para download (por exemplo). Altere e inicie uma nova pesquisa nesta mesma página.
Escolhida uma das opções apresentadas você deverá receber uma tela de resposta como a mostrada acima: listando os arquivos disponíveis no diretório. Clicar em qualquer deles (arquivos), deverá disparar o diálogo de download ou levá-lo para um outro site, de onde deverá ocorrer o download (ou qualquer outra ação - alguns sites só lhe permitirão ouvir).

Preste atenção ao fator segurança. O ExploSeek é um site absolutamente seguro. Os "Search Engine" também, mas não há como garantir os milhares de sites que lhe serão apontados. Portanto prudência: anti-vírus atualizado (sugiro o AVG), firewall (o do Windows já serve muito bem) ligado, o anti-spyware ligado e atualizado (recomendo o SpywareBlaster) e ao fim de tudo rode um software de limpeza de "entulho" e "furões" que vazem as defesas descritas (por exemplo o Lavasoft AdAware). E olho vivo. Não clique em mensagens do tipo "Você ganhou U$ 1.000.000.000,00 porque a Sharon Stone te ama". Convenhamos, ela nem te conhece, embora provavelmente não conseguisse resistir ao teu charme caso viesse a te conhecer (eu sou mau mesmo!).

O domínio da lingua inglesa exigido é quase nenhum para se operar as pesquisas, mas dependendo dos sites encontrados você pode ter que demonstrar um mínimo de jogo de cintura com outros idiomas (sabe-se lá onde poderemos ir parar?).

No mais, boa caçada e divirta-se!!!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br