quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

HastaLuegoBaby! Pronto para gostar?

São Paulo (estado e cidade) e seus cidadões (e muito mais as suas cidadãs) não param de me surpreender. Desde a minha primeira visita ao estado e a cidade, lá pelos anos sessenta e poucos, já em pleno regime militar (vi alguns expoentes de nossa fantástica esquerda correndo da polícia no centro da cidade) e tendo nos ouvidos e no coração Caetano Veloso cantando "Sem lenço e sem documento" e a Gal Costa cantando "Baby", que a cada visita ou a cada referência acabo redescobrindo São Paulo. Ora amarga e crua como o seu dia-a-dia massacrante e ora meiga e suave como as manifestações sócio-culturais de sua população, que é na verdade uma síntese do Brasil. Detesta-se num momento e ama-se no seguinte. Contradição permanente.
Mas tudo isto me veio a cabeça quando conheci o trabalho destas duas criaturas maravilhosas, a Juliana Salty da cidade de São Paulo e a Roberta Boromello da cidade de Margaritas, no estado de São Paulo. Não as conheço pessoalmente, mas tendo visto o seu trabalho no HastaLuegoBaby ( http://hastaluegobaby.blogspot.com ) virei fã de carteirinha (tô mandando a fotografia para fazer a carteirinha do fã clube).
O blog salta aos olhos (aquele tema tipo tigre é difícil de dar certo - mas aqui deu). Só peço para reconsiderarem o texto em vermelho escuro sobre preto: o vovô aqui tem que se esforçar para ler alguma coisa. Me ajudem!
E o que tem lá no "Hasta Luego Baby"? Nas palavras das meninas, tem "Música, Diversidade, Cultura". Eu diria que tem alma, sentimento, paixão. Fala-se sobre a cidade, sua gente, aspectos pouco conhecidos, lances, esquemas, música de vanguarda (as meninas são jovens e muito bem informadas) para download, vídeos difíceis de localizar, temas surpreendentes.

Caetano Veloso sintetizou tudo em "Sampa". Deixou as minhas palavras vazias pois como dizer tão bem o que tão bem já foi dito sobre o mesmo sentimento? Como eu não vou conseguir nem começar, termino por aqui e corro para ouvir "Sampa" mais uma vez (depois vou ouvir aquele Keb Darge que baixei). Abraços!

3 comentários:

Juliana Salty disse...

Oi Ricardo!

Que bom que gosta do blog, vc deve saber que dá um trabalhão para mantê-lo, mas é feito com muito amor e carinho como vc mesmo disse.
Eu sempre acreditei em compartilhar informações, principalmente cultura, que neste país nunca foi valorizada.
Então, enquanto nos deixarem, estamos ai divulgando idéias, músicas boas, shows, etc...


ps: prometo que vamos considerar o texto em vermelho.



Beijos,

Roberta Boromello disse...

Puxa! Muito obrigada, estamos nos sentindo lisonjeadas ! Ainda mais pelo reconhecimento de alguém com muito mais "bagagem " musical e cultural do que nós.
Obrigada mesmo e esperamos que volte sempre ao blog ;)
Há, e corrigindo o Margaritas é só uma brincadeira , sou de São Paulo mesmo tá rsrsr :)
Abraço
Roberta Boromello

Ricardo Carvalho disse...

Roberta, sua danada, você me pegou com esta estória de Margaritas. Eu bem que estava até agora tentando me lembrar desta "cidade paulista" (eu me considerava o bonzão em geografia). Mas valeu, a sacada é divertida.

Juliana. Você tem razão, manter um blog dá o maior trabalho. Toda vez que eu me sento para escrever e postar sou acometido por uma estranha doença chamada "pavor da página em branco", que assombra todo escritor (olha só como eu sou metido a besta - já me considerando um "escritor").
Voces mereceram cada palavra em meu post. Mereceram até a reclamação do texto em vermelho (felizmente você me ouviu).

Felicidade e sucesso para vocês!

Ricardo Carvalho

 
BlogBlogs.Com.Br