sábado, 14 de fevereiro de 2009

MP3, música, processos, downloads, indústria, governos e espertalhões (por todos os lados)

Vamos deixar uma coisa clara: meu papel é informar. Não é aprovar nem reprovar nada nem ninguém. É claro que tenho minha posição pessoal sobre o assunto e estou constantemente expondo minhas ideias, aos poucos, sem tentar impor minha visão nem minhas crenças. Pelo menos é assim que tento fazer. Se o faço com sucesso só vocês podem dizer. Tento ser neutro.

E o meu instinto de caçador foi aguçado quando ao tomar conhecimento do site "Cheap Music Sites", http://cheapmusicsites.com/ , me decepcionei com as poucas opções e comecei a testar outras possibilidades, de que me lembrava. Antes de seguir adiante vale dizer que uma análise dos 3 (três) únicos sites apresentados está disponível acessando-se o menu Review a direita da tela inicial (em letras escuras sobre fundo preto difícil de enxergar - mas que se ilumina quando se passa o mouse sobre o texto).

Cuidado com o MP3VA ( http://www.mp3va.com/ ), que instala o tracking Coockie Yadro logo de cara.

O "SoundLike" ( http://www.soundlike.com/ ) se comportou melhor e parece ser o favorito aqui (ou favorecido pois há publicidade adicional que não deve ser grátis).
A terceira opção é nossa conhecida, o MP3Fiesta , e se você seguir o nosso link vai acabar redescobrindo também o MP3Troll, que já não se comporta mais conforme descrito em meu post original (clique no link para relembrar o que foi dito então). Agora, ao tentar comprar algo no MP3Troll você não é mais levado ao MP3Fiesta. Você é levado ao MP3Panda para completar a transação, http://www.mp3panda.com/ .

A tela aí em cima é a tela de chegada para minha tentativa de compra de material do N.E.R.D.. Não cheguei a fechar a compra mas tudo me leva a crer que o site está ativo, apesar de outros boatos que circulam pela Web dizerem que o MP3Panda não está recebendo pagamentos (dificuldades com cartões de crédito decorrentes de processos movidos pela indústria fonográfica contra sites de download "não autorizados"). Se é verdade eu não sei, mas ao tentar acessar outro site de "downloads não autorizados", o "All of MP3", http://www.allofmp3.ru/ , acabei batendo com...

o site fechado, como resultado do processo movido contra ele pela Sony BMG Music Entertainment, Warner Music Group Corp., Vivendi SA e EMI Group Plc. A estória está toda descrita no blog do "All of MP3" (é só clicar no link). Infelizmente está tudo escrito em inglês. Gente malvada. Aposto que para você russo seria mais fácil. Mas aqui vai um resumo: apesar de perder a ação contra a "All of MP3", a Sony e suas parceiras na ação se acham vitoriosas pois conseguiram fechar o "All of MP3". A Justiça russa acabou por arquivar o processo contra Denis Kvasov, proprietário do site, por "insuficiência de provas".
Se você acompanhar os comentários postados aqui vai descobrir muita gente "orfã" do "AllofMP3" procurando onde recuperar o dinheiro que já havia pago e estava lá disponível para pagar novos downloads. É especialmente interessante o comentário de número 276, do Kane'O em 14 de dezembro de 2008, que relatava as dificuldades dos sites em receber pagamentos e/ou de atuar.

Um dos sites citados como apto a aceitar as contas do antigo "All of MP3" é o "MP3 Sparks", no endereço http://www.mp3sparks.com/ , mas infelizmente, apesar do "MP3Sparks" estar ativo ele não aceitou uma conta do "All of MP3" que usei como teste. Mas me pareceu um site muito interessante e certamente voltarei para testar seus serviços. Quando o fizer eu conto minha experiência.

Foi o "AllTunes", http://www.alltunes.com/ , que aceitou os créditos do "All of MP3" numa boa. De quebra ainda está aceitando pagamento em cartão de crédito Mastercard e mais alguns métodos que não se aplicam a nós, tão distantes da Europa e em especial da Russia.

Taí o "balance" (saldo para os íntimos) da conta testada para confirmar o que disse.
O preço médio do AllTunes é de 0,15 centavos de dolar norte-americano por faixa de 192 Kbps. Faça o download do software AllTunes 0.9beta e instale na sua máquina (não há perigo - eu já experimentei). Com ele voce terá acesso a todo o acervo do AllTunes. Vale dar uma olhada.

Parece que o Denis Kvasov do "All of MP3" está levando a melhor nesta estória, pois apesar de processado por vários pesos pesados da indústria fonográfica e de sofrer pressões enormes da Administração Bush (lembram daquele trapalhão que governou os USA e que se identifica pacas com outro trapalhão que ainda nos governa?), ainda está de pé, livre e pelo que pude ver operando através do "AllTunes". Não é pouca coisa.

Caramba! E eu só queria um "assuntozinho" de nada para o meu post de hoje, e olha aí...

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br