segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pressão por todos os lados - Dreumis Blues ameaçado

A menos de um mês atrás estávamos falando sobre o Dreumis aqui. Dias depois os links para download que estavam espalhados por todo o blog (cada linha listava um item para download num total de aproximadamente 7500 itens) foram confinados a uma seção de downloads com algo em torno de 350 links. O restante só poderia ser acessado para download mediante solicitação direta ao próprio Dreumis (através do endereço de email exposto no blog).
Finalmente, neste fim-de-semana, recebemos a triste notícia de que o Dreumis havia cancelado em definitivo até mesmo a pequena seção de downloads. A consternação foi geral, pois afinal de contas o Dreumis e o Blues se misturam de forma indissociável no ambiente Web. Quem gosta de blues e ainda não ouviu falar no Dreumis é porque usa pouco ou usa mal a Internet. Precisa se atualizar.
O que houve? O que está acontecendo?
Antes de mais nada, vamos esclarecer alguns fatos.
Dreumis é um apelido e não um nome próprio, mas como eu não tenho permissão para revelar seu verdadeiro nome, vamos continuar a chamá-lo de Dreumis.
E o que significa este apelido? Segundo ele próprio Dreumis é um garoto holandês, como o avatar próximo ao relógio no blog (ver aí ao lado), amigável e brincalhão. Na verdade deveria ser escrito DreumEs, mas para registro na Web Dreumis deu muito mais certo e acabou ficando. Agora não dá mais para mudar. Dreumis correu o mundo e se firmou como sinonimo de Blues.
Mas o que aconteceu para tirar os links do ar?
O Dreumis já vinha pressentindo o perigo e recebendo pressões, até que neste fim-de-semana foi diretamente intimado por emails de pelo menos dois artistas e de um alto executivo de uma gravadora importante. Ou cessa ou é processado. Nas palavras do próprio Dreumis: "They ordered me to remove certain albums from the download section of my blog. So to be on the safe side and I hope you understand, I deleted it". É claro que entendemos o Dreumis. Este não é um caso para mártires. Ninguém quer vê-lo envolvido em um processo judicial que certamente iria exaurí-lo financeiramente, pois o Dreumis nunca fez dinheiro com o blog. O que fez sempre foi por amor ao blues.

Esta é a estória, estes são os fatos. Como tudo isto vai acabar? Ainda não sei, mas no momento eu sugiro que todos nós, amantes do Blues e da boa música (seja ela qual for), nos solidarizemos com esta pessoa magnífica que tanto fez para nos ajudar a curtir um bom momento. Como fazer isto? O email dele está visível e claro lá no blog, e, mesmo que você não entenda nada de inglês (muito menos de holandês) acho que pelo menos um "Thank You" você saberá escrever, né não? Uma palavra amiga ajuda muito nestas horas.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br