sexta-feira, 3 de julho de 2009

Navegando anônimo na Web com o TORproject (Projeto TOR)

O Projeto TOR ( http://www.torproject.org/ ) significa anonimidade (desconfio que o pessoal do projeto inventou esta palavra) ao navegar na Web. Tor é um software grátis e uma rede que visa tornar sua máquina "invisível" ao navegar (os sites que você visita não conseguem identificar a sua localização física - sua localização lógica será falsa por conseguinte). TOR é mais que simplesmente um Proxy (físico ou software).
E porque você desejaria esta tal de anonimidade?
- Se você esta sofrendo ameaças a sua liberdade e privacidade;
- suas atividades pessoais e/ou comerciais/profissionais estão sendo espionadas;
- sofre perseguição politica;
- é jornalista e/ou profissional impedido de realizar um trabalho investigativo;
- militar e/ou agente em território inimigo;
- quer simplesmente navegar anônimo para que não encham seu saco nem lhe imponham restrições só porque vive nesta droga de Terceiro Mundo.
Tem muito mais e você pode conferir algumas outras razões no menu a direita da página (leia "Porque TOR". "Quem usa TOR" e "O que é TOR").

A língua dominante é o inglês (que injustiça conosco) mas existem versões em diversas línguas, inclusive em nosso velho e bom português (clique na bandeira portuguesa no topo da página a direita). Nem tudo está traduzido mas afinal de contas quem foi que lhe garantiu mordomia? A propósito o endereço para a página inicial em português é http://www.torproject.org/index.html.pt . Te vejo lá! (ou não te vejo?).

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br