sábado, 14 de julho de 2007

Instalando e configurando Windows XP na máquina do Audiófilo - Parte 1

Formatando seu HD

Em meu post de 10/07/2007 (O IBM PC do Audiófilo) menciono o fato de que se deveria particionar o HD em duas porções: uma menor com algo em torno de 32 Gb somente para o Sistema Operacional (OS - Operational System) e a outra porção com todo o restante, onde se salvará tudo o que for produzido nesta máquina (os seus valiosos dados). Também acrescento que melhor ainda seria ter dois HDs (OS no primeiro e dados no segundo).

Minha frase final sobre o assunto foi: "Esta é a medida número 1 de proteção e segurança de dados". Disse e reafirmo.

Segurança é um processo e não um produto. Você não tem onde comprar Segurança como um produto pronto para consumo. Quem tentar lhe vender segurança desta forma está lhe enganando. Isto é trapaça.

Segurança se alcança através de um constante trabalho de refinamento de técnicas e procedimentos. Separar o OS de seus dados é o primeiro passo (camada de proteção) para impedir ataques (ou no mínimo minimizar danos), pois você separa o "alvo principal" (o OS) dos seus dados (que é o que você quer proteger).

Formate o HD do OS (ou partição do OS) no sistema de arquivos NTFS. Este sistema de arquivos lhe permitirá um maior controle sobre acessos à partição.

A segunda partição (ou segundo disco) deve permanecer no sistema de arquivos FAT32, pois 1 trilhão de ferramentas trabalham maravilhosamente bem com FAT32 e você quer os seus dados acessíveis, mesmo após um ataque que destrua seu drive C:\.


Instalando e atualizando Windows XP

Atualizar constantemente o Windows XP é a segunda camada de proteção que seu computador necessita. Você precisa estar em dia com estas correções para não se tornar alvo preferencial de pivetes brincando de hacker na internet, pois convenhamos, quem tem conhecimento "prá" valer está tentando penetrar um banco e não o seu pobre "micrinho".

Aqui caimos na discussão da pirataria. Ou você convence a Microsoft de que o seu Windows "fajuto" é um autêntico produto do "tio Bill" ou você paga por ele, pois não dá mais para usar máquina com OS desatualizado na rede.

Não se esqueça de procurar e baixar os devices drivers mais recentes para sua motherboard e periféricos. Se houver uma atualização de Bios estude a validade desta atualização (não se brinca com a Bios a troco de nada).


Configurações pós instalação (Propriedades do Sistema)

Agora é hora de se livrar de toda e qualquer "frescurinha" utilizada pela Microsoft para prender sua atenção e/ou vender o seu (dela) peixe.

Vá em Iniciar/Painel de Controle/Sistema.



Aqui você tem vários Tabs (Orelhas) para configurar.

Comece clicando no Tab Avançado/Desempenho/Configurações. Uma "Caixa de Dialogo" se abrirá com 4 possibilidades de configuração. A minha recomendação é a de que você marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho".

Clique OK e retorne a janela de "Propriedades do Sistema".

Vamos clicar agora em "Inicialização e Recuperação"/Configurações. Em "Inicialização do Sistema" você terá opções que lhe permitirão reduzir o tempo de "boot" do Windows: "Tempo para exibir lista de Sistemas Operacionais" pode ser reduzido para até zero se você só tem um OS instalado e "Tempo para exibir opções de recuperação se necessário" pode ser reduzido no mínimo a metade.

Em "Falha do Sistema" eu aconselho desmarcar a caixa "Reiniciar automaticamente". Se uma máquina desliga sozinha eu prefiro me certificar das circunstâncias em torno do fato antes de fazer uma nova tentativa de re-ligamento.

Retorne a Iniciar/Painel de Controle/Sistema. Agora clique em "Restauração do Sistema" e desative o monitoramento no drive D:\. Isto mesmo, você leu corretamente, pois é um desperdício de processamento monitorar alterações em uma partição que só serve para armazenar dados.

Em seguida tratemos das "Atualizações Automáticas". É claro que é fundamental manter o OS atualizado. Mas quem disse que deixar isto a cargo da Microsoft é o nosso melhor caminho? Queremos ser interrompidos no meio da ripagem de um CD ou DVD? Ou durante uma gravação? Captura de vídeo? É por estas e outras que desativaremos as "Atualizações Automáticas". Como consequência passaremos a receber mensagens do OS nos avisando de que as "Atualizações Automáticas" estão desligadas. Muito rapidamente ficaremos de "saco cheio" de tanto sermos importunados por tais mensagens. Como acabar com a chateação? Vá em Iniciar/Painel de Controle/Central de Segurança e na Caixa "Recursos" a esquerda clique em "Alterar o modo de alerta da Central de Segurança" desmarcando a opção "Atualizações Automáticas".
Mas então como farei as atualizações do OS? Ou manualmente comandado o update (Todos os Programas/Windows Update) ou re-ligando as Atualizações Automáticas de tempos em tempos (eu aconselho uma vez por semana).
Vou aproveitar e já adiantar algumas outras recomendações: NENHUM programa deverá ser instalado na máquina configurado para executar QUALQUER função automaticamente. NADA causa tantos problemas quanto ter operações pipocando fora de controle quando se está gravando, ripando e ou processando arquivos de A/V (Áudio/Vídeo). Desligue toda e qualquer tralha que se instale desta forma. Ao instalar programas sempre opte pela instalação "customizada" (na qual você tem algum poder de decisão) e não permita a instalação de "Barras de Acesso" (do tipo Google ou Yahoo) nem opções que levem a operação automática, atualizações automáticas e/ou qualquer outra possibilidade de automatismo. Após a instalação verifique a configuração do programa instalado (sempre há um item de menu chamado "Opções", "Ferramentas" ou o que o valha). Não há exceções aqui: programas tais como o Messenger da Microsoft (Windows Messenger - Live Messenger - ou o que for) são devoradores de poder de processamento e vão derrubar o seu trabalho com A/V se estiverem fora de controle. Pelas mesmas razões desative também as verificações automáticas de seu anti-vírus, desfragmentador de disco, anti-spyware, etc..
Voltando a janela "Propriedades do Sistema", clique na "orelha" Remoto e em Assistência Remota desmarque a opção "Permitir o envio de ...", que só deverá ser re-ligada se realmente se necessitar da tal assistência remota.
E para terminar, clique na "orelha" Hardware, selecione "Gerenciador de Dispositivos" e então, "Unidades de Disco".

Clique duplo em cada um dos HDs instalados para abrir sua Caixa de Dialogo de Configuração.

Selecione Diretivas e desmarque "Ativar gravação em cache de disco".

Por hoje é só. Continuamos em um próximo post.

Curtam a vida e sejam felizes.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br