domingo, 15 de julho de 2007

Instalando e configurando Windows XP na máquina do Audiófilo - Parte 2

A terceira camada de proteção: Anti-vírus, Anti-spyware, Firewall, RootKit Detectors, etc..

Este é um assunto que merece uma abordagem mais ampla. Vou expandi-lo no futuro, discutindo cada caso separadamente. De imediato cito algumas das minhas sugestões:

- anti-vírus - fuja do Norton e do McAfee. Não permita que estas "pragas" sejam instaladas em suas máquinas, e, se o forem, desinstalem imediatamente. Nenhuma versão presta. Nada do que fizeram nos últimos anos vale o CD ou DVD em que foram copiados. É puro lixo e nada mais.
A versão gratuita do AVG dá de dez a zero em ambos ( http://free.grisoft.com/doc/2/ );

- anti-spyware real time protection - nada mais tranquilo e eficaz que o SpywareBlaster ( http://www.javacoolsoftware.com/spywareblaster.html );

- anti-spyware remover - eu uso o Lavasoft AdAware. Há quem prefira o SpyBot Search & Destroy. Ambos são excelentes ( http://www.lavasoftusa.com/ ). Esta é uma segunda linha de defesa: o que passa pelo SpywareBlaster eu varro posteriormente com o Lavasoft AdAware;

- firewall - tendo feito todas as atualizações do Windows XP (notadamente a SP 2), você já estará usando o firewall da própria Microsoft, que já reputo suficiente. Particularmente é o único firewall que utilizo;

- rootkit detector/remover - utilizo o lançamento recente da AVG que não é um detector Real Time mas quando disparado manualmente dá conta do recado direitinho e de graça.


Falei mal aqui de alguns nomes badalados no mercado, tais como Norton e McAfee. Não o faço atoa. Já sofri na pele com os erros e os excessos de ambos.
Instalá-los significa perder de imediato 50% do desempenho da máquina em troca de uma proteção pior do que a que você pode obter gratuitamente (anti-vírus e firewall). Ambos e mais alguns outros menos conhecidos, passam todo o tempo a alertá-lo de que o mundo está prestes a desabar sobre a sua cabeça, mas que você pode salvar a humanidade se contratar a renovação de sua licença por mais X meses. Faça-me o favor!

Cuide para que nada venha a se instalar com opções automatizadas, updates automáticos e/ou verificações programadas. Não se deixe pegar nesta armadilha.


Propriedades de Vídeo

A não ser que você não se preocupe com a possibilidade de "glitches" em seus arquivos de áudio e de eventuais perdas de mídias de gravação, baixe a bola das suas configurações de vídeo. Lembre-se que para manter este seu fabuloso wallpaper (fundo de tela) é preciso ter o Active Desktop em operação e de que aqueles sensacionais gifs animados consomem ainda mais recursos do sistema.


Faça um clique com o botão direito do seu mouse sobre o desktop e selecione Propriedades ou navegue até Iniciar/Painel de Controle/Vídeo.

Eu não sou radical quanto a esta recomendação. Se você gosta de um bom wallpaper em seu desktop tente não se exceder com arquivos grandes demais (altíssima resolução).
Mas se lhe for indiferente comece pela Área de Trabalho (Desktop). Elimine o Plano de Fundo (wallpaper) marcando a opção Nenhum.

Os Screen Savers são reminiscências de um tempo remoto em que os monitores de fosforo verde tinham seus tubos marcados caso uma imagem ficasse parada no vídeo por muito tempo. A muito que isto deixou de ser uma preocupação. Os programas de proteção de tela hoje em dia são muito mais distração lúdica que proteção efetiva.
Mas interrompem o curso normal de trabalho ao rodarem abruptamente a intervalos programáveis. Portanto a minha recomendação é a de que sejam desabilitados.

Ainda na "Orelha" Proteção de Tela clique em Energia e configure as Opções de Controle de Energia.
Em Esquema de Energia escolha "Sempre Ligado" e altere a opção "Desligar Monitor" para "Sempre Ligado".
Em Avançado configure a gosto. Desmarque a opção de que uma senha seja pedida a cada vez que o sistema seja retomado.
Em Hibernar desative esta opção (a menos que sua máquina seja um notebook - não há razão para se usar esta opção em um desktop). Hibernar é o ato de salvar o processamento atual para a memória do notebook quando a bateria do mesmo se encontra a ponto de se esgotar. Restabelecida a força (bateria ou AC) o notebook retomaria do ponto em que teria encerrado.

Agora, em configurações, baixe a bola para 16 bits em Qualidade de Cor.
A lógica é a de que quanto menos bits a transportar entre a CPU e a placa de vídeo, menor será a pressão sobre o desempenho da máquina.

Há mais a se fazer em Aparência/Efeitos, como desabilitar os "Efeitos de Transição", desabilitar "Sombras sob Menus", "Exibir Conteúdo enquanto Move Janela", etc..

Vamos fazer mais uma parada e continuamos amanhã (se a luta pela sobrevivência nos permitir).

Até então...

P.S.: há informação adicional e relevante em um novo post em 17/04/2009.

A informação acima continua relevante em 12/11/2009 e deve ser visitada por quem precise se proteger.
Adiciono o fato de que nesta data, 12/11/2009, me utilizo do Lavasoft AdAware para me proteger, também, dos indesejáveis RootKits. O Lavasoft AdAware Anniversary Edition atua como um RootKit Detector/Remover e dá conta do recado gratuitamente, coisa que o AVG só se propõe a fazer em sua versão paga, nos dias que correm.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br