A terceira camada de proteção: Anti-vírus, Anti-spyware, Firewall, RootKit Detectors, etc..
Este é um assunto que merece uma abordagem mais ampla. Vou expandi-lo no futuro, discutindo cada caso separadamente. De imediato cito algumas das minhas sugestões:
- anti-vírus - fuja do Norton e do McAfee. Não permita que estas "pragas" sejam instaladas em suas máquinas, e, se o forem, desinstalem imediatamente. Nenhuma versão presta. Nada do que fizeram nos últimos anos vale o CD ou DVD em que foram copiados. É puro lixo e nada mais.
A versão gratuita do AVG dá de dez a zero em ambos ( http://free.grisoft.com/doc/2/ );
- anti-spyware real time protection - nada mais tranquilo e eficaz que o SpywareBlaster ( http://www.javacoolsoftware.com/spywareblaster.html );
- anti-spyware remover - eu uso o Lavasoft AdAware. Há quem prefira o SpyBot Search & Destroy. Ambos são excelentes ( http://www.lavasoftusa.com/ ). Esta é uma segunda linha de defesa: o que passa pelo SpywareBlaster eu varro posteriormente com o Lavasoft AdAware;
- firewall - tendo feito todas as atualizações do Windows XP (notadamente a SP 2), você já estará usando o firewall da própria Microsoft, que já reputo suficiente. Particularmente é o único firewall que utilizo;
- rootkit detector/remover - utilizo o lançamento recente da AVG que não é um detector Real Time mas quando disparado manualmente dá conta do recado direitinho e de graça.
Falei mal aqui de alguns nomes badalados no mercado, tais como Norton e McAfee. Não o faço atoa. Já sofri na pele com os erros e os excessos de ambos.
Instalá-los significa perder de imediato 50% do desempenho da máquina em troca de uma proteção pior do que a que você pode obter gratuitamente (anti-vírus e firewall). Ambos e mais alguns outros menos conhecidos, passam todo o tempo a alertá-lo de que o mundo está prestes a desabar sobre a sua cabeça, mas que você pode salvar a humanidade se contratar a renovação de sua licença por mais X meses. Faça-me o favor!
Cuide para que nada venha a se instalar com opções automatizadas, updates automáticos e/ou verificações programadas. Não se deixe pegar nesta armadilha.
Propriedades de Vídeo
A não ser que você não se preocupe com a possibilidade de "glitches" em seus arquivos de áudio e de eventuais perdas de mídias de gravação, baixe a bola das suas configurações de vídeo. Lembre-se que para manter este seu fabuloso wallpaper (fundo de tela) é preciso ter o Active Desktop em operação e de que aqueles sensacionais gifs animados consomem ainda mais recursos do sistema.
Faça um clique com o botão direito do seu mouse sobre o desktop e selecione Propriedades ou navegue até Iniciar/Painel de Controle/Vídeo.

Mas se lhe for indiferente comece pela Área de Trabalho (Desktop). Elimine o Plano de Fundo (wallpaper) marcando a opção Nenhum.

Mas interrompem o curso normal de trabalho ao rodarem abruptamente a intervalos programáveis. Portanto a minha recomendação é a de que sejam desabilitados.

Em Esquema de Energia escolha "Sempre Ligado" e altere a opção "Desligar Monitor" para "Sempre Ligado".
Em Avançado configure a gosto. Desmarque a opção de que uma senha seja pedida a cada vez que o sistema seja retomado.
Em Hibernar desative esta opção (a menos que sua máquina seja um notebook - não há razão para se usar esta opção em um desktop). Hibernar é o ato de salvar o processamento atual para a memória do notebook quando a bateria do mesmo se encontra a ponto de se esgotar. Restabelecida a força (bateria ou AC) o notebook retomaria do ponto em que teria encerrado.

A lógica é a de que quanto menos bits a transportar entre a CPU e a placa de vídeo, menor será a pressão sobre o desempenho da máquina.
Há mais a se fazer em Aparência/Efeitos, como desabilitar os "Efeitos de Transição", desabilitar "Sombras sob Menus", "Exibir Conteúdo enquanto Move Janela", etc..
Vamos fazer mais uma parada e continuamos amanhã (se a luta pela sobrevivência nos permitir).
Até então...
P.S.: há informação adicional e relevante em um novo post em 17/04/2009.
A informação acima continua relevante em 12/11/2009 e deve ser visitada por quem precise se proteger.
Adiciono o fato de que nesta data, 12/11/2009, me utilizo do Lavasoft AdAware para me proteger, também, dos indesejáveis RootKits. O Lavasoft AdAware Anniversary Edition atua como um RootKit Detector/Remover e dá conta do recado gratuitamente, coisa que o AVG só se propõe a fazer em sua versão paga, nos dias que correm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário