quarta-feira, 11 de julho de 2007

O Country Codes versão 2.7

Já deu uma olhada à esquerda deste texto, na coluna ao lado sob o título de ESSENCIAL?

Você reparou que os links estão grafados segundo um padrão de organização aparentemente inexplicável?
É claro que você já notou. Só está sendo educado e esperando que eu explique que maluquice é esta.
Pois vamos lá: em PT - br - LAERCIO - Vasconcelos Hardware PC, temos que PT é o código ISO de 2 letras que identifica a língua Portuguesa; br é o ISO de 2 letras para país (no caso o Brasil); LAERCIO é o identificador principal da URL do site do Engenheiro Laércio Vasconcelos, muito conhecido por seus inúmeros livros técnicos sobre hardware PC; e o restante após o terceiro traço ( - ) é uma descrição livre e concisa do conteúdo principal do site. O que se ganha com isto?
Bom, quem tem somente algumas dezenas de sites registrados em seus Favoritos talvez não ganhe muita coisa. Mas alguém como eu, com mais de 15.000 URLs registradas, precisa de um pouco mais de ordem, todos hão de convir.

Para chegar a esta ordem é que uso um programinha fenomenal, O Country Codes (Códigos de Países), em sua versão 2.7. Uma maravilha grátis desenvolvida pelo Saber Naaemi do IZOX ZONE ( http://www.izoxzone.com/ - para você fazer o seu download).

O Country Codes é um banco de dados completíssimo sobre os países. Códigos, Horário e Fusos Horários, Mapas, conexão com bases de dados externas (Wikipedia e CIA), principais cidades e latitude-longitude delas, localização de URLs, e muito mais mesmo. Um verdadeiro canivete suíço do navegador Internet e/ou viajante internacional.

Não deixe de utilizar esta ferramenta fantástica. Você talvez não tenha tantas URLs em seus Favoritos, mas não deixará de encontrar uso para o Coutry Codes.

Já ia me esquecendo: os dados podem ser editados. Isto significa que você pode acrescentar novos dados (cidades de seu interesse - por exemplo) e até corrigir informações que você não considere precisas, personalizando desta maneira o banco de dados do programa.

É ou não é um espanto?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br