sexta-feira, 13 de julho de 2007

O Sistema Operacional do Audiófilo

Antes disto, a Plataforma: IBM PC ou APPLE?













O O.S. (Operational System): Microsoft ou não Microsoft, eis a questão.


Não me interessa polemizar: já não sou mais adolescente (nem de longe) para perder tempo com atitudes contestadoras. Portanto, a minha escolha é a de permanecer junto a 90% do mercado mundial, isto significando IBM PC rodando Microsoft Windows. Me sinto mais seguro e amparado junto da "manada".

Resta agora decidir entre os diversos sabores disponíveis para o Microsoft Windows.

Windows Me (Millenium) só se a sua máquina não suportar o Windows XP ou o Windows Vista.

O Windows Vista é a última reencarnação do Windows e promete maravilhas. Tem uma interface muito bonita e assustadora no primeiro contacto (pode ser configurada para uma "cara" mais familiar) devido a muitas implementações importantes, notadamente no que diz respeito a segurança, que é o que de melhor foi feito no Vista (ao mesmo tempo é o que mais vai lhe atrapalhar no início).

Nem todos os programas que rodam sem problemas no XP e que deveriam rodar no Vista vão se comportar bem (mesmo tentando o modo de compatibilidade).

São tantas as versões postas a venda e tão pouca informação e consenso quanto as reais vantagens e/ou desvantagens de cada uma delas que o consumidor se sente inseguro sobre qual escolher. Uma compra errada aqui vai lhe custar um bom dinheiro (pirataria é um caminho que desaconselho e que pretendo abordar em um próximo post).

A imensa maioria dos colunistas técnicos da imprensa especializada desaconselha a troca do XP pelo Vista por enquanto.

Mas o que realmente me incomodou no Windows Vista foi o ainda muito fraco suporte a hardware (device drivers). E isto foi fatal para mim: Windows Vista em minhas máquinas só lá para meados de 2008. Tio Bill precisa melhorá-lo um bocado antes de faturar o meu suado dinheirinho.

Portanto a minha escolha ficou evidente: Windows XP na cabeça. Versão Home ou Professional, tanto faz, a menos que esta máquina esteja em ambiente corporativo (a versão Professional é mais robusta em suporte a redes).




Mas é evidente que tenho muita esperança de um dia poder usar o amiguinho aí ao lado sem ter que me envolver com as entranhas do Linux.



Sei que vozes se levantarão para me condenar e afirmar que isto já é realidade hoje mas eu continuo olhando para o Linux como uma possibilidade e não algo de que eu possa lançar mão imediatamente.



Quem viver verá.

Até lá!

P.S.: hoje, 12/11/2009, com o Microsoft System 7 já a venda inclusive no Brasil, continuo firme em minha opção pelo Windows XP. Já tenho uma de minhas máquinas rodando o System 7, que realmente roda melhor que o Windows Vista, mas isto ainda é muito pouco. Afinal de contas "qualquer coisa" poderia rodar melhor que o Vista e a Microsoft, que já não tinha a minha confiança, perdeu o fator "surpresa" ao me "atacar" com o Vista.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br