segunda-feira, 16 de julho de 2007

Instalando e configurando Windows XP na máquina do Audiófilo - Parte 3

Esquemas de Som do Windows

A menos que você não consiga viver sem os sons de inicio e termino de operação do Windows, ou dos bings e boings de toda e qualquer operação, o melhor a fazer é desativar o esquema de som do Windows. Estes sons de alerta do Windows vão interferir com a performance de aplicativos de áudio (perda de sincronia).
Vá em Iniciar/Painel de Controle/Sons e Dispositivos de Áudio e na Caixa de Dialogo "Propriedades de Sons e dispositivos de áudio" selecione a "Orelha" (tab) Sons (Sounds). Em Esquema de som" selecione a opção "Sem Som". Pronto, está feito.

Troca rápida de usuário

Pular de um usuário para outro sem fazer log off do primeiro é realmente incrível em certas circunstancias, mas é também um sorvedouro de recursos (da máquina). Melhor não usar quando processando media (A/V). Há quem recomende desabilitar. Basta não usar.

Log de performance de I/O Disk

Desabilitar este log contínuo vai liberar recursos de máquina.
Em Iniciar abra o box Executar e digite diskperf -n e clique OK. Perceba que há um espaço entre diskperf e -n. Agora você não vai errar.

Desfragmente constantemente

Apesar do Windows incluir uma ferramenta de desfragmentação, se você tiver acesso a programas como System Suite ou Disk Keeper, use-os.

Plugins e outras "coisinhas" mais

A rede está cheia de plugins DSP, freeware, shareware, demos, o diabo. Você também será tentado a baixar e instalar centenas de instrumentos virtuais em formato VSTi e DXi. Tudo bem, a maioria deles é de ótima qualidade e não produzirá nenhum mal. O problema aqui é o exagero: quanto mais nem sempre é melhor. Lembre-se de que sua máquina tem recursos limitados (memória - irqs - handles - etc) ao instalar 20 plugins de reverberação, 10 vocoders, e tudo o mais que vier pela frente. Instale somente aquilo que realisticamente tenha uso para você. O resto só vai fazer sua máquina se arrastar.

Por hoje é só, mas teremos mais em nosso próximo encontro.

Será que ainda terei leitores para uma quarta parte?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br